No momento, você está visualizando Retrospectiva: FIA chega com tudo nos dias atuais e se torna referência mundial

Retrospectiva: FIA chega com tudo nos dias atuais e se torna referência mundial

Gramado vai receber a XVIII do Fórum Internacional de Administração. Neste ano o FIA chega aos 35 anos de história e por isso continuamos nossa série com a retrospectiva dessa grande jornada. 

Chegamos ao último capítulo dessa incrível jornada. O material também está disponível em uma série de reportagens especiais da Rádio ADM. 

11 – Gestão de Obama ganhou destaque no FIA 2009 

Em 2009, Barack Obama toma posse como primeiro negro a presidir os Estados Unidos.

A morte repentina do rei do pop Michael Jackson pega os fãs do mundo inteiro de surpresa

O ano de grandes acontecimentos pelo mundo também marcou os profissionais de administração que passaram pelo Fórum Internacional de Administração, em Fortaleza, a capital cearense. A décima primeira edição do evento atraiu grande público da região nordeste. 

Com o apoio da Universidade Estadual do Ceará, e organização do Conselho Regional de Administração, o FIA discutiu defesas digitais contra os ataques cibernéticos, geopolítica e a gestão de Obama.

 12 – FIA já aconteceu em dois países europeus ao mesmo tempo 

Sabia que o Fórum Internacional de Administração já aconteceu em dois países europeus ao mesmo tempo?

Foi em 2011, que as cidades Italiana de Turim e a Suíça de Genebra, foram palco, simultaneamente, do maior evento de Administração do planeta. Chique demais, né? O décimo segundo FIA no continente europeu tratou de preservação ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social. 

Para quem não lembra, 2011 também deu início a pior década da história da economia brasileira em 120 anos. Mas aí são outros quinhentos!

13 – FIA uniu três regionais para realizar evento de peso no RS 

A Seleção Brasileira é campeã da Copa das Confederações pela quarta vez.

A felicidade do brasileiro em ver a  amarelinha vencer todos os jogos na competição foi única, assim como a promoção conjunta do décimo terceiro FIA pelos Conselhos Regionais de Administração do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.  Na ocasião, os três CRAs de peso se uniram para realizar o Fórum Internacional de Administração em Gramado, mesma sede de 2024.

A Serra Gaúcha foi palco de assuntos como tendências para o futuro da Administração e dos negócios,  desenvolvimento de carreiras na nova ordem mundial, empreendedorismo, inovação e governança.

14 – Jubileu de ouro da Administração foi destaque no FIA 2015 

Ah, a letra faz jus à cidade maravilhosa acalorada! Com os termômetros batendo recordes de temperatura, o Rio de Janeiro já registrou sensação térmica de 60 graus. Segundo especialistas, o que faz a cidade ser tão quente é a posição geográfica da metrópole. Mas a capital, marcada pelo clima Tropical, também é a queridinha dos grandes eventos mundiais. Jogos em 2016 e Copa do Mundo em 2014 foram alguns. No ano seguinte, foi a vez do Fórum Internacional de Administração.

E a segunda passagem do FIA na cidade foi mais que especial. Na ocasião, a edição foi foi marcada pela celebração do Jubileu de ouro da profissão, os 50 anos da Administração no país.  

15 – FIA: Gramado tem a globalização na origem 

Marcada pela colonização de imigrantes lusos, alemães e italianos, Gramado tem herança que pode ser apreciada na arquitetura e gastronomia. 

A cidade da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, tem a globalização na origem. Por isso, foi a escolhida para a realização do FIA sobre a retomada do crescimento e do desenvolvimento.

A sede do décimo quinto Fórum Internacional de Administração foi palco de quatro eixos temáticos: Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública. 

O evento não decepcionou e contou com palestrantes internacionais de Portugal, Canadá e França, além de nomes nacionais de referência no meio acadêmico e empresarial.

16 – FIA era bienal até a edição na capital mais jovem do Brasil

Você sabia que Palmas é a capital mais jovem do Brasil?E a letra de Braguinha Barroso e Neusinha Bahia, com música de Rildo Gomes e Cléber Araújo, consagrada “Hino Popular de Palmas”, já diz tudo sobre a beleza da moderna capital do Tocantins . Prestes a fazer 34 anos, ela foi erguida no coração do país, em meio a exuberância do Cerrado.

E foi neste cenário  que aconteceu a décima sexta edição XVI Fórum Internacional de Administração O evento, promovido pelos Conselhos Regionais de Administração do Tocantins e do Distrito Federal, em parceria com o CFA, teve como tema central “Liderança empreendedora – uma realidade necessária”.

O FIA em Palmas foi 2019, um ano de turbulências políticas e econômicas no Brasil.  Por isso, ele não só proporcionou grandes debates sobre a temática como também criou oportunidades para investimentos na capital.

17 – Terra da maior procissão católica do mundo foi palco do último FIA 

Símbolo máximo da força da fé e da devoção do povo paraense, o Círio de Nazaré é tradição há mais de dois séculos. Nazinha, como Nossa Senhora de Nazaré é carinhosamente chamada por lá, reúne multidões na maior procissão católica do mundo, em Belém.

Em 2022, a programação foi retomada após interrupção oficial por dois anos em função da pandemia. Foi no mesmo ano que o Fórum Internacional de Administração também retornou e pela primeira vez, acontecia no norte do país.

A querida Belém, sem dúvidas teve uma edição histórica. Mais do que inaugurar o FIA na região, o evento foi marcado por debates sobre a Ciência da Administração, a ética, a sustentabilidade e a governança

Adriana Mesquita
Repórter Rádio ADM

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA