A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) realizou, no último dia 5, a premiação do 8º Prêmio ABP de Jornalismo. O evento aconteceu durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, no Centro de Eventos do Ceará. Uma das vencedoras do prêmio foi a jornalista da Rádio ADM e repórter da Agência Rádio Web, Adriana Mesquita.
Ela venceu na categoria rádio com a reportagem “Explosão de casos de ansiedade na infância acende sinal de alerta”. A matéria também é assinada pelo repórter Renê Almeida. Adriana conta que a ideia de produzir um conteúdo sobre ansiedade na infância surgiu do desejo de democratizar o acesso à informação acerca do tema.
“Sou nascida numa cidade do interior do Ceará e lá muitos usam o radinho para se informar. Minha mãe mesmo quase não vê tv. Ela passa o dia ouvindo a programação da rádio local. Então, trazer este tema para o rádio foi uma forma de tentarmos alcançar mais pessoas e alertá-las quanto ao risco de se minimizar os sintomas da ansiedade nas crianças, porque negligenciar a saúde mental na infância pode trazer prejuízos irreversíveis para a vida adulta”, explica a jornalista.
Na reportagem, ela e Renê explicam sobre os sintomas, cuidados e tratamentos. eles entrevistaram especialistas no assunto e também conversaram com uma mãe cuja filha recebeu o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada aos três anos de idade.
Uma das coisas que chamou a atenção de Adriana foi o fato de constatar que a saúde mental de crianças e adolescentes ainda é negligenciada. “O baixo número de locais especializados, assim como a falta de profissionais especializados em psiquiatria infantil no Brasil são obstáculos ao tratamento”, diz.
Ao saber que chegou à final do prêmio da ABP e venceu na categoria rádio, foi uma grande alegria para Adriana.
“Ganhar uma premiação nacional deste porte, concorrendo com tantos outros veículos bons, também mostra que estamos no caminho certo quanto ao nosso papel como jornalistas, de levar à sociedade assuntos relevantes sobre saúde mental, em especial, das crianças”, agradeceu a jornalista.
Clique aqui e ouça a reportagem “Explosão de casos de ansiedade na infância acende sinal de alerta”, que venceu o 8º Prêmio ABP de Jornalismo.
Sobre o Prêmio
Anualmente, a Associação Brasileira de Psiquiatria promove o Prêmio ABP de Jornalismo, uma iniciativa de psicoeducação que visa reconhecer trabalhos jornalísticos que desmistificam tabus relacionados à Psiquiatria e à saúde mental. Nesta edição, a premiação avaliou 157 matérias de 55 veículos de comunicação de todo o país.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA