Você está visualizando atualmente Regulamentação da profissão de Tecnólogos é pauta de reunião

Regulamentação da profissão de Tecnólogos é pauta de reunião

O Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 28, o presidente da Federação nacional de Tecnólogos (FNT), Efraim Geraldo Rodrigue Leite. Na ocasião, ele se reuniu com o diretor de Formação Profissional e o diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA, Mauro Kreuz e Rogério Ramos, respectivamente.

A Federação vem, há anos, lutando para que a profissão de tecnólogos seja regulamentada. Existe, inclusive, um projeto de lei – PL nº 2.245 de 2007, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – em tramitação. No texto, o autor justifica sua proposta afirmando que a profissão vem crescendo no Brasil, assim como número de cursos superiores de tecnologia. Além disso, ele reforça a importância do profissional em questão para vários setores da economia.

O texto do projeto tramitou pela Comissão de Constituição e Justiça, pela Comissão de Educação e Cultura e pela Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Em todas elas, a proposta recebeu parecer pela aprovação, sendo aprovados os relatórios nessas comissões.

Entretanto, a tramitação do PL está parada em razão de dois recursos apresentados pelos deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Sandro Alex (PPS-PR). Eles questionam as apreciações conclusivas das Comissões.

O Sistema CFA/CRAs não só apoia os tecnólogos como reconhece esses profissionais desde a década de 70. No início dos anos 2000, quando houve uma expansão do ensino superior em tecnologia, o CFA realizou estudos na área e o número de tecnólogos em Administração registrados pelos CRAs aumentaram significativamente. Em 2017, a autarquia atualizou as normas para o registro desses profissionais para acompanhar a legislação educacional em vigor.

Durante a reunião, o CFA ratificou apoio aos tecnólogos. Mauro Kreuz ressaltou que a Pesquisa Nacional vem ajudando a autarquia a fazer esse levantamento quanto aos tecnólogos. “O mercado registrado de tecnólogos cresceu de forma superior ao crescimento de bacharéis, e isso fez com que também adentrasse no sistema profissional, proporcionalmente falando, um número expressivo de tecnólogos que se registraram no nosso sistema”, disse.

O conselheiro Rogério Ramos também confirmou o apoio aos tecnólogos. “Há algum tempo nós deixamos de ser um conselho de administradores para ser um conselho da administração. Hoje, nós temos uma frente Parlamentar pela Administração, que inclusive monitora projetos como esse, dos tecnólogos que é o tema em questão.”, explicou. Já o presidente da FNT, Efraim Geraldo Rodrigue Leite, ressaltou a importância da reunião e do apoio do CFA na luta pela área dos tecnólogos. “Essa é nossa luta, nós viemos aqui mais uma vez, o CFA sempre atendendo a nós, vai dar uma força em relação a esse projeto, mas também nós estamos vendo que o CFA está acolhendo cada vez mais os tecnólogos da área de gestão,” completou o presidente da Federação.

Assessoria de Comunicação CFA