Redes sociais: Entretenimento ou profissionalismo?

Redes sociais: Entretenimento ou profissionalismo?

Por Daniel Queiroz

Todos nós adoramos usar as redes sociais. Usamos para demonstrar nossas habilidades culinárias no Instagram, atualizar os amigos sobre nossas viagens no Facebook, compartilhar diálogos no Twitter. É divertido, fácil e nos mantém entretidos constantemente.

São ferramentas presentes no nosso cotidiano de diversas formas. É por meio delas que nos conectamos com pessoas, estabelecemos relações sociais e temos acesso a oportunidades profissionais. Essas plataformas vêm impactando diretamente na carreira, pois são consideradas vitrines pessoais, além de serem eficazes para encontrar vagas de trabalho ou para reinventar e até mudar de carreira.

As empresas buscam colaboradores que são competentes nas suas áreas de atuação e que estejam alinhados com a sua missão, objetivos e propósitos. Sabemos que a internet transformou nosso cotidiano e o mundo dos negócios. Não é à toa que cada vez mais profissionais de recursos humanos estão utilizando suas redes sociais para divulgar oportunidades, avaliar, conhecer e recrutar candidatos. Se você estiver procurando uma colocação terá à disposição ótimos recursos para utilizar e ajudar em seu benefício, mas claro, é preciso usá-las com bom senso e equilíbrio, entendendo quais assuntos que se deve postar ou opinar, garantindo que os perfis sociais permaneçam apropriados e alinhados com sua trajetória profissional.

E quem nunca se sentiu em dúvida sobre como se comportar neste mundo de compartilhamentos, curtidas e comentários? Portanto, pense bem! Quando se toma partido em algo, precisa estar consciente de que sua posição poderá ser rebatida online, seja com uma resposta ríspida ou uma campanha de oposição por amigos e conhecidos. Vale lembrar que até mesmo comentários ingênuos podem ser interpretados de forma polêmica, então avalie seus posicionamentos e opiniões antes de registrá-los.

Boas dicas são conversar com suas conexões no Twitter, juntar-se a grupos no Linkedln e no Facebook, publicar e participar de discussões sobre o mercado de trabalho e sua respectiva área de atuação. Promover encontros pessoais com outros profissionais do mercado é uma prática eficiente para reforçar o desempenho que é demonstrado nas redes sociais, ampliar o networking e mostrar interesse em temas comuns.

Estar presente nas plataformas digitais pode abrir novas portas e levar a boas oportunidades de trabalho! Mas não se esqueça da autenticidade e da transparência, características fundamentais para um profissional de sucesso!

Não basta apenas fazer bonito em seu currículo e esquecer das suas redes sociais, lembre-se que as empresas possuem valores éticos e morais, quanto a contratação de seus funcionários a sua imagem deve ser positiva tanto profissional, quanto pessoal, afinal é passando uma boa impressão que se alcança o sucesso.

Para ajudar a proteger e a gerenciar sua reputação dentro das redes, veja algumas dicas a seguir:

Cuidado com suas postagens

A internet é uma rede de acesso coletiva na qual o alcance é mundial, ou seja, uma grande quantidade de pessoas tem acesso ao seu perfil, inclusive as empresas.

Fotos com pouca roupa, grande quantidade de erros gramaticais, publicações que incitam violência, racismo, preconceitos, crime ou fotos comprometedoras podem prejudicar sua vida profissional.

DICA: Desative o ícone que permite que qualquer pessoa possa comentar ou te marcar em publicações.

Compartilhe apenas conteúdo verídico

Sabemos que a infinidade de conteúdo que circula na rede é tremenda, porém nem tudo o que está bombando é real e muitas publicações podem ser falsas e prejudiciais. Já ocorreram diversos caso que um viral causou prejuízos graves e mortais a alguém. Certos boatos podem ser considerados até mesmo como criminosos.

Para evitar equívocos e preservar sua credibilidade, vale a pena pesquisar se as notícias são verdadeira ou se são apenas  boatos, só depois, compartilhe.  Confirme o assunto no Google e pesquise em sites idôneos  para verificar se a notícia é real.

Preste atenção em “quem compartilhou”

Se a informação estiver relacionada a alguma figura pública, acesse os perfis oficiais da celebridade para entender se aquela publicação tem fundamento.

Comentários públicos

Não faça comentários ofensivos, maldosos ou com conteúdos impróprios nas fotografias ou postagens dos outros, esse tipo de atitude além de prejudicarem moralmente a pessoa, os comentários podem ser visualizados por alguém que você não deseja que os vissem.

Se você se sentir incomodado com algum comentário, foto ou publicação de seus amigos virtuais chame a pessoa pelo chat e deixe seus comentários para o privado!

Respeite para ser respeitado

Se o seu comentário for ofensivo, é certo que alguém irá rebater e é possível que gere algum tipo de discussão e isso será prejudicial para sua imagem pessoal e profissional.

Configure sua privacidade

Por ser uma rede coletiva, pessoas do mundo inteiro têm acesso as suas informações, sendo assim é interessante limitar o que os “não amigos” podem ver ou não.

Também é valido selecionar bem os pedidos de amizade, procure aceitar quem você conhece ou quem acredita que irá agregar algo em sua vida pessoal e profissional.

Faça seu perfil pessoal o profissional

Insira seus dados profissionais, conquistas, certificados, novo emprego, suas metas, em sua rede pessoal do Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram entre outros.

Feito isso os recrutadores irão se interessar pelo seu perfil em sites de empregos, indicação etc. Poderão ver que seu perfil pessoal também é profissional e isso poderá te abrir muitas portas.

Fechar Menu