No último dia 2 de junho, o Conselho Federal de Administração (CFA) esteve presente no lançamento do livro “Rede de Parcerias: dez anos mudando a vida das pessoas”. O evento reuniu os autores contaram as suas histórias e experiências ao longo da trajetória de uma década do projeto.
O diretor e o coordenador da da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Emerson Clayton e Tecnol. Marcelo Gomes, prestigiaram o lançamento. Emerson lembra que, dos 10 anos de história da Rede de Parcerias, o CFA está presente em seis. “São seis anos de cooperação, na qual nós temos apresentado o Índice CFA de Governança Municipal como uma ferramenta para apoiar a gestão municipal, para melhoria, para se tornar mais eficiente”, disse.
Emerson ressaltou, ainda, o CFA é o único conselho de profissão regulamentada que participa da Rede de Parcerias. “Compartilhamos esses resultados voltados à gestão municipal, e é um avanço significativo, e uma publicação é muito importante, porque são os resultados sendo compartilhados com a sociedade nessa cooperação”, destacou o diretor.
Um dos capítulos do livro aborda a história de cooperação técnica entre o CFA e a Rede de Parcerias. Em 2025, a autarquia renovou o importante acordo de cooperação técnica com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Essa colaboração estratégica visa melhorar a governança, ampliar a capacitação de gestores e reforçar a presença da ciência da Administração nas políticas públicas em todo o país.
Os artigos publicados no livro foram selecionados por meio de edital publicado pela Diretoria de Transferências e Parcerias da União, em dezembro de 2024. Após o envio dos documentos, uma comissão avaliadora, formada por servidores da Diretoria e colaboradores da Rede, foram selecionados os textos que compuseram a primeira obra publicada pela Rede de Parcerias.
Criada em 2015, com formato colaborativo e de governança, a Rede de Parcerias representa o sucesso de um modelo de institucional pensado em 1967. “Esse modelo de organização matricial, com o órgão central, seccional e setorial, é uma ideia brilhante que surgiu na década de 1960 e que funciona muito bem, se bem gerido pelo órgão central”, afirmou Cristiano Heckert, ex-secretário de Gestão e idealizador do projeto Rede de Parcerias.
Para a secretária adjunta substituta de Gestão e Inovação, Regina Lemos, que conduziu o bate-papo que contou com a participação dos ex-secretários, Cristiano Heckert e Caio Castelhano, e o atual diretor de Transferências e Parcerias da União, Hugo Marques, “a construção da Rede de Parcerias é feita a partir da confiança. Por isso, tudo que é feito e proposto pela Rede e para a Rede é feito com um olhar muito cuidadoso”, afirmou Regina.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
Fonte: Comunicação MGI / Transfere.gov.br
Imagens Ales Photo