No momento, você está visualizando Rede de Parcerias fortalece a gestão pública com participação ativa do Sistema CFA/CRAs

Rede de Parcerias fortalece a gestão pública com participação ativa do Sistema CFA/CRAs

O Conselho Federal de Administração (CFA) juntamente com os Conselhos Regionais de Administração (CRAs), tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da gestão pública por meio da Rede de Parcerias, coordenada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Essa colaboração estratégica visa melhorar a governança, ampliar a capacitação de gestores e reforçar a presença da ciência da Administração nas políticas públicas em todo o país.

A Rede de Parcerias, com mais de seis anos de atuação, tem como missão aprimorar a governança das transferências da União, dos projetos de infraestrutura e promover uma cultura de excelência, comunicação e transparência na administração pública. O Sistema CFA/CRAs participa ativamente da iniciativa, oferecendo conhecimento técnico, metodologias e ferramentas para fortalecer a atuação dos profissionais de Administração no setor governamental.

Para o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Emerson Clayton, a aliança com o MGI vem trazendo resultados expressivos.

“A parceria vem para que a gente possa estar cooperando na disseminação do IGM junto aos municípios, aos parceiros, divulgando para os estados. É uma parceria de seis anos que tem dado muito sucesso. Recentemente a gente publicou um capítulo dos 10 anos da Rede de Parcerias, que é um movimento para melhorar a governança, a capacitação e o aperfeiçoamento da gestão pública. Esse é o nosso objetivo, o objetivo da Rede e estamos cooperando para que isso atinja a finalidade da Câmara de Gestão Pública, que é levar a melhor gestão da administração para toda a administração pública no Brasil”.

Ao longo de 2024, a Rede tem intensificado sua atuação com a realização de Fóruns Regionais em diferentes estados. Nesses encontros, o CFA tem se destacado ao apresentar iniciativas como o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), a Agenda de Gestão Municipal e outras ferramentas de apoio à gestão. A participação do Sistema nos fóruns tem sido essencial para sensibilizar gestores e valorizar o papel dos profissionais de Administração no desenvolvimento institucional e na boa aplicação dos recursos públicos.

Além disso, a parceria entre o CFA e o MGI se estende também à formação continuada de profissionais da área.

“A parceria representa a visualização de oportunidade de cursos on-line para os profissionais de Administração por meio da ACADM. Essa colaboração busca integrar conhecimentos técnicos, promover a inovação na gestão de serviços públicos e valorizar o papel estratégico dos profissionais de Administração no setor governamental. Por meio dessa aliança, são desenvolvidas ações voltadas à capacitação de profissionais de Administração voltados à gestão pública. A iniciativa reforça uma cultura de excelência na gestão pública”, destaca o diretor de Formação e Educação do CFA, Adm. Júlio Rezende.

O ponto alto dessa colaboração será o Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, previsto para reunir mais de 4 mil participantes de todas as regiões do país. O evento contará com o painel “Gestão Municipal Eficiente”, conduzido pela Câmara de Gestão Pública do CFA, que apresentará boas práticas e soluções de impacto para os municípios brasileiros. Na ocasião, será lançado também o Livro de Relatos da Rede de Parcerias, que contará com um capítulo exclusivo sobre a atuação do CFA ao longo dos anos.

A presença do CFA e dos CRAs na Rede de Parcerias reforça o compromisso do Sistema com a qualificação da gestão pública e a valorização do profissional de Administração como agente transformador do Estado brasileiro.

Rodrigo Miranda

Assessoria de Comunicação CFA