Você está visualizando atualmente Rede Brasil do Pacto Global lança estratégia de implementação dos ODS para empresas

Rede Brasil do Pacto Global lança estratégia de implementação dos ODS para empresas

O Conselho Federal de Administração faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Autarquia Pública Federal, que tem como missão promover a ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletida em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações unidas, empresas, sindicatos, organizações não governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 5.200 organizações signatárias articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

Atualmente, as empresas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm mais vantagens competitivas, estão mais preparadas para atender às necessidades de seus clientes, relacionam-se melhor com a sociedade, com governos, políticas públicas e incentivos. A Rede Brasil do Pacto Global, na busca por disseminar boas práticas alinhadas às agendas globais, lança no dia 16 de maio, durante o Fórum Pacto Global – 15 anos da Rede Brasil, no auditório do MASP, em São Paulo, sua estratégia de implementação dos ODS para empresas: “ODS nas Empresas – Soluções e Oportunidades”.

A estratégia propõe um ciclo de implementação dos ODS na atuação empresarial, baseado na metodologia criada pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Em cinco etapas, o Pacto Global auxilia empresas a compreender os ODS e firmar seu compromisso com a Agenda, desenvolver capacidades internas por meio de treinamentos e aplicação de ferramentas, engaja o nível estratégico e suas lideranças, comunica seus avanços de forma transparente e dissemina boas práticas em sua cadeia de valor e com parceiros como o sistema ONU, governo e sociedade.

As empresas interessadas em integrar os ODS em suas práticas podem consultar o Pacto Global e participar dos treinamentos e grupos temáticos. Para as que ainda não são integrantes da iniciativa ou ainda não escolheram seu nível de engajamento, convidamos a conhecer a nova proposta de valor do Pacto Global. As empresas participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas – incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, através de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.