Você está visualizando atualmente Programa CRA-AM em Tefé

Programa CRA-AM em Tefé

Na última semana de setembro, o município de Tefé recebeu a equipe do CRA-AM para mais uma edição do Programa CRA Itinerante. O grupo, liderado pelo Presidente da Autarquia, Adm. Nelson Aniceto, cumpriu uma extensa agenda, com ações de fiscalização, reuniões com autoridades locais e uma programação especial nas áreas acadêmica, empresarial e gestão pública.

Atividades acadêmicas

Com a vacinação contra a Covid-19 avançada no município, foi possível realizar de forma presencial as atividades de capacitação para alunos e profissionais de Administração de Tefé. A programação acadêmica teve início no dia 27, com a palestra Conheça seu Conselho e ame a sua profissão, ministrada pelo Presidente Nelson, no SENAC-Tefé.

A equipe do CRA-AM, em parceria com a CEST/UEA, também realizou o I Encontro de Administração de Tefé – Para onde vai a Administração, no dia 28, no auditório do CEST/UEA. O evento reuniu mais de 80 acadêmicos e profissionais e contou com palestras do Vice-Presidente do CRA-AM, Adm. Jorge Campos, discorrendo sobre o perfil profissional de Administração e ambientes de negócios, do Conselheiro Federal José Colares, que falou sobre sua experiência a frente da Ouvidoria do Sistema CFA/CRAs e do Representante do CRA-AM Adm. Inácio Guedes apresentando o Índice de Governança Municipal – IGM/CFA. Também abrilhantou o evento o Professor Deusamir Pereira, que falou sobre o Parque tecnológico da Bioindústria do Peixe demostrando o grande potencial da biodiversidade como modelo econômico para o Amazonas.

Segundo a Técnica em Logística Andriellen de Andrade o evento foi de grande relevância para sua formação: “Foi muito importante participar desse Encontro e absorver em tão pouco tempo tanto conhecimento. Conhecimentos esses que vou levar para o resto de minha vida e que me fizeram ter outra percepção sobre a importância da Administração em nossa cidade. Aprendi que não podemos viver só em nossa zona de conforto. Temos que tentar de forma justa e inteligente, empreender e obter sucesso. Uma experiência inesquecível, me senti privilegiada por participar e agradeço ao CRA-AM essa oportunidade.”

Ainda sobre a Programação Acadêmica a equipe do CRA-AM visitou o Instituto de Educação Brasil-IEB, entidade voltada à educação profissional que atua em Tefé e Municípios adjacentes. Neste encontro, foram dadas orientações, por parte do CRA, de como obter licença em órgãos públicos, bem como estratégias de desenvolvimento que foram consideradas, por eles, como importantes orientações técnicas para jovens empreendedores.

Reuniões Estratégicas

Além das atividades direcionadas a capacitação, a equipe do CRA-AM participou de uma série de reuniões estratégicas com o intuito de estreitar parcerias e apoiar projetos voltados ao Desenvolvimento do município.

A primeira Reunião foi na Secretaria Executiva de Turismo, Comércio e Indústria de Tefé, com o coordenador de Empreendedorismo Adm. Alexandre Nascimento que explicou os principais projetos da Secretaria.

Outro Encontro importante foi com o Secretário de Ciência e Tecnologia- SECTI, Daniel Sacha que fez uma ampla exposição dos recursos tecnológicos voltados à conectividade dos diversos órgãos da Prefeitura e as expectativas de parcerias com o Exército Brasileiro para melhoria da qualidade da internet no município, por oportuno, o CRA-AM falou do Programa Cidades Inteligentes e manifestou a disponibilidade em intermediar uma reunião com a Suframa, que gerencia o referido programa. Após a reunião a equipe do CRA-AM visitou o Laboratório de Robótica Municipal.

Visitas Técnicas

Como parte das ações em Tefé, a comitiva da autarquia foi a campo e realizou visitas técnicas nas empresas Apoena Agroindústria e Comércio de Produtos Agrícolas e Silvestres da Amazônia e na Jutica Produtos da Amazônia, com o intuito de conhecer um pouco sobre a realidade econômica do município e seus processos produtivos.

Gestão Pública

Encerrando a programação em Tefé, os representantes da autarquia participaram de uma Sessão Especial na Câmara dos vereadores, onde o Adm. Inácio Guedes apresentou aos vereadores o Índice de Governança Municipal – IGM/CFA, com dados específicos de Tefé na Área de Gestão, Finanças e Desempenho. Em seguida, os Vereadores fizeram questionamentos e manifestações de que os dados apresentados foram esclarecedores e possibilitaram o diagnóstico do município. Ao final da sessão o presidente do CRA, Adm. Nelson Aniceto agradeceu ao Vice Presidente da Câmara Municipal O vereador Lurinei de Souza Oliveira (Luri) pelo espaço para apresentar o IGM e reiterou a disposição do CRA em contribuir com o desenvolvimento regional promovendo a gestão profissional das Instituições públicas e privadas.



Fonte: CRA-AM