Profissionais de administração do Pará terão novos representantes

Profissionais de administração do Pará terão novos representantes

Após longo período de intervenção federal, CFA realizará eleições do CRA-PA nesta quarta-feira, 12. Pleito acontecerá por meio da internet

 

No dia 12 de fevereiro, o Conselho Federal de Administração (CFA) realizará eleições para conselheiros regionais e suplentes do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) . A votação acontecerá por meio do sítio eletrônico: www.votaadministrador.org.br. Neste pleito, dois terços do colegiado serão renovados para exercerem mandatos de dois anos e dez meses, para o período compreendido entre março de 2020 e dezembro de 2022.

A eleição no Regional paraense acontece após um longo período de crise. Em razão de fraudes no processo eleitoral realizado em outubro de 2018, o plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) decidiu intervir no CRA-PA. Desde fevereiro de 2019, a Junta Interventora, formada pelos conselheiros federais Amilcar Pacheco, Francisco Rogério Cristino e Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa, tem trabalhado para restabelecer os trabalhos e corrigir os atos falhos cometidos pela gestão anterior.

Além de reorganizar os processos administrativos, o CRA-PA passou a contar com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que possibilita uma gestão mais eficiente e transparente. O Regional também ganhou site novo para otimizar a comunicação com o público e uma nova sede foi inaugurada a fim de melhorar o atendimento aos profissionais de administração do estado.

O próximo passo é a realização das eleições. A chapa que concorrerá ao pleito já foi registrada e o colégio eleitoral também foi atualizado. A votação dar-se-á mediante senha individual fornecida pelo CFA aos profissionais de administração adimplentes e aptos a votar.

A votação acontecerá entre 0h e 22h do dia 12 de fevereiro. Para votar é simples. Confira o passo a passo: acesse o site www.votaadministrador.org.br, faça seu login utilizando nome, CPF e senha – para entrar na página. Na sequência – basta clicar na opção “iniciar votação”. Escolha a sua chapa e confirme seu voto!

O resultado das eleições será divulgado após o término da votação em cfaplay.org.br ou no site da autarquia: cfa.org.br.

 

Entenda o caso

Outubro de 2018 – O Sistema CFA/CRAs realiza eleições para escolha de novos conselheiros regionais. No pleito daquele ano, constatou-se o uso fraudulento da base cadastral de eleitores do CRA-PA nas eleições. A investigação comprovou que o Regional computou votos de pessoas já falecidas e de pessoas com CPFs que não estão cadastrados na base de dados do Sistema CFA/CRAs, além de votos de pessoas que declararam que não participaram do sufrágio.

Janeiro de 2019 – Por conta das fraudes, o plenário do CFA decidiu intervir no CRA-PA. A Junta Interventora, formada pelos conselheiros federais Amilcar Pacheco, Francisco Rogério Cristino e Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa, tem plenos poderes para administração e representação do Regional perante entidades privadas e órgãos públicos dos Poderes da União.

Março de 2019 – A Junta Interventora fez um intenso trabalho para checar o banco de dados e atualizar o colégio eleitoral. A equipe reestruturou as atividades do CRA-PA, inclusive a nível de atendimento.

Abril de 2019 – O CRA-PA adota o novo modelo de carteira de identidade profissional. A troca para o modelo atualizado do Sistema CFA/CRAs foi feita de forma gratuita para os profissionais de administração do Pará até dezembro de 2019.

Julho de 2019 – Junta Interventora faz apuração prévia para apresentar o balanço das ações desenvolvidas nos primeiros 180 dias de gestão e discutir ações relacionados ao Regional. As principais conquistas foram: a estruturação administrativa e financeira do Regional, a recuperação da autoestima dos colaboradores e da imagem do Conselho perante aos registrados e a sociedade, lançamento do novo site do CRA-PA, novo modelo de carteira profissional com expedição gratuita e implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que, além de proporcionar maior celeridade e eficiência da gestão do Regional, promoveu uma considerável economia de papel e suprimentos de informática, pois todos os processos passaram a ser eletrônicos.

Novembro de 2019 – o CRA-PA ganha nova sede. Solenidade de inauguração reuniu vários profissionais de administração e autoridades do Pará. A nova sede fica na Rua Travessa Quintino Bocaiúva, 2301, sala 2303, Cremação – Belém/ PA.

Fevereiro de 2020 – Eleição do CRA-PA

Assessoria de Comunicação CFA