Você está visualizando atualmente Profissionais de administração do Pará terão novos representantes

Profissionais de administração do Pará terão novos representantes

Após longo período de intervenção federal, CFA realizará eleições do CRA-PA nesta quarta-feira, 12. Pleito acontecerá por meio da internet

 

No dia 12 de fevereiro, o Conselho Federal de Administração (CFA) realizará eleições para conselheiros regionais e suplentes do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) . A votação acontecerá por meio do sítio eletrônico: www.votaadministrador.org.br. Neste pleito, dois terços do colegiado serão renovados para exercerem mandatos de dois anos e dez meses, para o período compreendido entre março de 2020 e dezembro de 2022.

A eleição no Regional paraense acontece após um longo período de crise. Em razão de fraudes no processo eleitoral realizado em outubro de 2018, o plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) decidiu intervir no CRA-PA. Desde fevereiro de 2019, a Junta Interventora, formada pelos conselheiros federais Amilcar Pacheco, Francisco Rogério Cristino e Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa, tem trabalhado para restabelecer os trabalhos e corrigir os atos falhos cometidos pela gestão anterior.

Além de reorganizar os processos administrativos, o CRA-PA passou a contar com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que possibilita uma gestão mais eficiente e transparente. O Regional também ganhou site novo para otimizar a comunicação com o público e uma nova sede foi inaugurada a fim de melhorar o atendimento aos profissionais de administração do estado.

O próximo passo é a realização das eleições. A chapa que concorrerá ao pleito já foi registrada e o colégio eleitoral também foi atualizado. A votação dar-se-á mediante senha individual fornecida pelo CFA aos profissionais de administração adimplentes e aptos a votar.

A votação acontecerá entre 0h e 22h do dia 12 de fevereiro. Para votar é simples. Confira o passo a passo: acesse o site www.votaadministrador.org.br, faça seu login utilizando nome, CPF e senha – para entrar na página. Na sequência – basta clicar na opção “iniciar votação”. Escolha a sua chapa e confirme seu voto!

O resultado das eleições será divulgado após o término da votação em cfaplay.org.br ou no site da autarquia: cfa.org.br.

 

Entenda o caso

Outubro de 2018 – O Sistema CFA/CRAs realiza eleições para escolha de novos conselheiros regionais. No pleito daquele ano, constatou-se o uso fraudulento da base cadastral de eleitores do CRA-PA nas eleições. A investigação comprovou que o Regional computou votos de pessoas já falecidas e de pessoas com CPFs que não estão cadastrados na base de dados do Sistema CFA/CRAs, além de votos de pessoas que declararam que não participaram do sufrágio.

Janeiro de 2019 – Por conta das fraudes, o plenário do CFA decidiu intervir no CRA-PA. A Junta Interventora, formada pelos conselheiros federais Amilcar Pacheco, Francisco Rogério Cristino e Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa, tem plenos poderes para administração e representação do Regional perante entidades privadas e órgãos públicos dos Poderes da União.

Março de 2019 – A Junta Interventora fez um intenso trabalho para checar o banco de dados e atualizar o colégio eleitoral. A equipe reestruturou as atividades do CRA-PA, inclusive a nível de atendimento.

Abril de 2019 – O CRA-PA adota o novo modelo de carteira de identidade profissional. A troca para o modelo atualizado do Sistema CFA/CRAs foi feita de forma gratuita para os profissionais de administração do Pará até dezembro de 2019.

Julho de 2019 – Junta Interventora faz apuração prévia para apresentar o balanço das ações desenvolvidas nos primeiros 180 dias de gestão e discutir ações relacionados ao Regional. As principais conquistas foram: a estruturação administrativa e financeira do Regional, a recuperação da autoestima dos colaboradores e da imagem do Conselho perante aos registrados e a sociedade, lançamento do novo site do CRA-PA, novo modelo de carteira profissional com expedição gratuita e implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que, além de proporcionar maior celeridade e eficiência da gestão do Regional, promoveu uma considerável economia de papel e suprimentos de informática, pois todos os processos passaram a ser eletrônicos.

Novembro de 2019 – o CRA-PA ganha nova sede. Solenidade de inauguração reuniu vários profissionais de administração e autoridades do Pará. A nova sede fica na Rua Travessa Quintino Bocaiúva, 2301, sala 2303, Cremação – Belém/ PA.

Fevereiro de 2020 – Eleição do CRA-PA

Assessoria de Comunicação CFA