Você está visualizando atualmente Profissionais da Administração da Bahia participam de workshop sobre Gestão Pública

Profissionais da Administração da Bahia participam de workshop sobre Gestão Pública

A importância da profissionalização em Gestão Pública para atender municípios foi enfatizada pelo diretor de Articulação Institucional do Conselho Regional da Bahia, Administrador Raimundo Santos Silva, durante a abertura do workshop. O evento virtual, realizado na quinta-feira (15), contou com a participação simultânea de mais de 125 pessoas. A superintendente do CRA-BA, Administradora Rosilene Maria Cruz, mediou o encontro.

Palestrante principal, o diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP) do Conselho Federal de Administração, Administrador Fábio Mendes Macedo, fez uma apresentação do Sistema CFA/CRAs e da ferramenta IGM-CFA, o Índice CFA de Gestão Municipal.

“Profissional de Administração trabalha com evidências, com fatos concretos, com dados científicos para a tomada de decisão. O nosso intuito é promover a Ciência da Administração, a valorização das competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.” 

 

Oportunidades

O Adm. Fábio Mendes explicou sobre as oportunidades no mercado de trabalho para atuar com consultoria municipal. Desenvolvida por Administradores, a ferramenta IGM-CFA conta com um mapeamento dos 5.570 municípios brasileiros em três dimensões finanças, gestão e desempenho e pode auxiliar a identificar essas demandas.

“Criamos esse acesso exclusivo aos Profissionais da Administração dando, aí, o subsídio ao Profissional da Administração para que apoie gestores. Para que sejamos consultores municipais, para que sejamos assessores municipais para cuidar da gestão dois municípios. Porque nós é que temos a expertise, nós é que somos os profissionais preparados para fazer gestão.”

A orientação sobre o funcionamento do site do IGM-CFA ficou a cargo do Tecnólogo Marcelo Gomes. Ele demonstrou como acessar e até fez simulações e comparações entre municípios baianos. Marcelo também demonstrou painéis e conceitos do IGM e apresentou o IGM Exclusivo: um ambiente destinado aos profissionais de Administração registrados, ativos e em dia com as anuidades.

Outras ferramentas de gestão disponibilizadas pelo CFA foram exibidas pelo coordenador da CGP, o Administrador Cássio de Mattos. A Agenda de Gestão Municipal, por exemplo, é um guia destinado a prefeitos e secretários municipais no que se refere aos compromissos do município. Cássio também comentou sobre o Prêmio CFA Guerreiro Ramos, que busca valorizar os Profissionais de Administração que buscam a inovação no setor público.

 

Vídeos

Na ocasião, também foram apresentados vídeos institucionais do Conselho Federal de Administração e do CRA-BA. O evento encerrou com o esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Clique aqui para conferir na íntegra o Workshop de Gestão Pública no CRA-BA.

 

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação CFA.