Primeiro dia de debate sobre presidenciáveis discute Segurança Pública

Primeiro dia de debate sobre presidenciáveis discute Segurança Pública

Começou hoje a série de debates promovidos pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com o jornal O Dia, e apoio do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ). O assunto escolhido para estrear a rodada de discussões foi Segurança Pública.

O tópico foi dividido em Política de Desarmamento e Controle de Fronteiras; Inteligência e Sistema Único de Segurança Pública; Sistema Penitenciário – Maioridade Penal e Corrupção dos Agentes Públicos.

Para analisar as propostas, o CFA trouxe o administrador pela UFRJ/FEA, Cesar José de Campos e o jornal O Dia, a professora da UFRJ com pesquisas na área de Segurança Pública, Paula Poncioni. A jornalista Bruna Fantti, também do jornal O Dia fez a mediação.

Segundo Campos, um dos principais problemas nessa área é a “total desintegração” dos  órgãos. “Nós administradores, o que a gente percebe na área de Gestão Pública, é que existem os órgãos e falta a ação. E a ação exige planejamento, diagnóstico, recursos. Então, sob o ponto de vista de administração, o que a gente vê é que está faltando planejamento e vontade política para utilizar os recursos disponíveis que o Estado coloca para essa função”, disse.

A especialista, Paula Poncioni, reforçou a necessidade de um estudo diagnóstico. “Fundamentalmente a gente precisa pensar em políticas públicas e isso não se pensa sem monitoramento e avaliação. […] Segurança Pública não se faz com achismos, não se faz com experiência de acerto e erro. O Rio de Janeiro, por exemplo, é um cenário de experiências diversas. Então, sobretudo a gente precisa se pautar em pesquisas que possam dar pistas dos caminhos que a gente pode trilhar”, afirmou.

O objetivo da iniciativa é qualificar as discussões sobre as promessas de campanha X viabilidade técnica das propostas dos candidatos e garantir o protagonismo à profissão junto à opinião pública.

As pautas foram construídas a partir de tópicos sobre Segurança Pública, Combate à Corrupção, Geração de Empregos e Gestão, retirados dos Planos de Governo dos cinco presidenciáveis mais bem cotados nas pesquisas de intenção de votos publicadas até o dia 11/9. (Bolsonaro, 26%; Ciro, 11%; Marina, 9%; Alckmin, 9%; Haddad, 8%. Ibope, 11/09).

Amanhã o assunto será Combate à Corrupção, com mediação de Paulo Capelli, do Informe do Dia.

Os especialistas serão o administrador e presidente do CFA, Wagner Siqueira, e a procuradora regional da República com atuação no Núcleo Criminal de Combate à Corrupção do MPF na 2ª Região (RJ e ES), Silvana Batini.

Assista ao vivo e participe enviando as suas perguntas pelas redes socais:

CFA

– cfaplay.org.br;

– Instagram: @Cfaadm;

– Facebook: @CFAADM.

O Dia

– Facebook: @odiajornal.

– www.youtube.com/TVODia

CRA-RJ

– cra-rj.tv.br;

– Instagram: @cra_rj;

– Facebook: @crariodejaneiro.

Assessoria de Comunicação CFA

Fechar Menu