No momento, você está visualizando Presidente do CFA prestigia Sessão Especial dos 90 anos do Tribunal de Contas do Ceará

Presidente do CFA prestigia Sessão Especial dos 90 anos do Tribunal de Contas do Ceará

O Tribunal de Contas do Ceará completou 90 anos e, para celebrar a data significativa, foi realizada uma sessão especial na manhã desta terça-feira, 14 de outubro. Na oportunidade, o auditório do Edifício 5 de Outubro recebeu o letreiro com o nome “Plenário Conselheiro Alexandre Figueiredo”, homenagem in memoriam aprovada por unanimidade pelo colegiado Pleno. O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, esteve na celebração compondo a mesa de honra da solenidade.

“Hoje é um dia de festa, estou feliz e emocionado”, ressaltou o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, em seu discurso de abertura. “São nove décadas de uma instituição que é, antes de tudo, um patrimônio republicano do povo cearense. Noventa anos não são apenas um número, são história de serviço público com compromisso renovado com a constituição, com a ética e com resultado que transforma a vida das pessoas. Controlar não se trata apenas de punir ou paralisar, está mais para cuidar, cuidar do que é de todos melhorando vidas, este é o nosso propósito. Nessa jornada, construímos capacidades, fortalecemos a atuação técnica, a independência e a imparcialidade”, destacou.

Leonardo falou do orgulho em fazer parte do evento. “É uma grande honra participar da solenidade que celebra os 90 anos do Tribunal de Contas do Ceará, uma instituição que tanto contribui para a transparência e o fortalecimento da gestão pública. Representar o Sistema CFA/CRAs e os profissionais de Administração de todo o Brasil nessa mesa de honra é motivo de emoção e orgulho. Essa parceria entre o controle e a boa gestão é essencial para construirmos um país mais ético, eficiente e comprometido com o interesse público.”, disse.

Entre as autoridades presente no evento estava o governador Elmano de Freitas destacou a importância da comemoração para o estado democrático de direito. “Esta Corte tem como missão cuidar do que é de todos e melhorar a vida dos cearenses. Para isso, vem aperfeiçoando seus processos de fiscalização e julgamento, consolidando uma atuação cada vez mais consensualista, pautada pela orientação técnica, pelo diálogo e pela cooperação. O Tribunal passou a investir fortemente em conhecimento. Passou a estimular uma cultura de responsabilidade, transparência e transformação institucional numa verdadeira cultura de aproximação. Com esse processo de cooperação, sem abrir mão do dever de punir, quando necessário, constrói pontes para garantir que os impostos e taxas pagos pelos cidadãos sejam aplicados em benefício da coletividade. O TCE é o grande protagonista do Pacto pela Primeira Infância. Celebrar 90 anos é reafirmar o compromisso com a boa gestão pública e o fortalecimento da instituição democrática, cultivando confiança, aprendizado e parceria”, ressaltou o Governador do Estado.

Compuseram a mesa de honra, ao lado do presidente Rholden Queiroz, o vice-presidente, Valdomiro Távora (representando o Instituto Rui Barbosa/IRB); a conselheira Soraia Victor (representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas/Atricon); a ouvidora do TCE Ceará, Patrícia Saboya; o diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo (IPC), Ernesto Saboia; a conselheira Onélia Leite; o auditor Itacir Todero (representando a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas/Audicon); o procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará, Aécio Vasconcelos; o governador do Estado, Elmano de Freitas; e a vice-governadora, Vice Jade Romero; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Danniel Oliveira; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Heráclito Vieira; o procurador-geral do Município de Fortaleza, Hélio Leitão (representando o Prefeito Evandro Leitão); o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto; a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Germana de Oliveira Moraes (representando o Presidente do TRF 5a Roberto Machado); a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargadora Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque; o procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho; a defensora-geral do Ceará, Sâmia Farias; o juiz conselheiro do Tribunal de Contas de Angola, Manuel Domingos (representando o presidente Sebastião Gunza); o vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Murillo Machado; o presidente do Conselho Federal de Administração, Leonardo Macedo; o membro do Conselheiro Regional de Contabilidade (CRC-CE), Valberto Abreu; o diretor adjunto de Relações Institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Henrique Oliveira; e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), Ana Valéria Targino Vasconcelos.

Assessoria de Comunicação CFA
Com apoio da ASCOM TCE-CE
Imagem: TCE-CE