Começou hoje, 29/11, em Fortaleza-CE, o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, e do presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Adm. Rogério Cristino.
Na oportunidade, Leonardo e Rogério foram recebidos pelo ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e atual presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes. O encontro entre eles reforçou a importância da Administração e o comprometimento da profissão com os processos de controle e gestão do país.
Leonardo lembrou que o CFA é um dos conselhos profissionais pioneiros na criação de ações voltadas para a governança, compliance e integridade. Inclusive, no início da sua gestão, ele e sua diretoria criaram a Câmara de Governança, Integridade e Compliance a fim de melhorar ainda mais a performance da alta gestão, criar manuais e procedimentos e tantos outros mas, principalmente, cumprir a Resolução Normativa CFA nº 619, que trata de integridade e compliance em todo o Sistema CFA/CRAs.
O presidente do CFA ressaltou, ainda, o compromisso da autarquia com a gestão pública por meio de iniciativas como a cartilha Planejamento Estratégico Municipal e do Índice CFA de Governança Municipal. Ambas ferramentas são uma e visam não só profissionalizar a gestão pública do país, mas sobretudo garantir as prerrogativas dos profissionais de Administração.
A organização do Congresso expressou sua satisfação em ter personalidades tão relevantes presentes e espera que o congresso proporcione um ambiente rico para o compartilhamento de experiências e conhecimentos, contribuindo para o aperfeiçoamento das práticas adotadas pelos Tribunais de Contas.
Com o tema central “Desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e da sustentabilidade na era digital”, o Congresso quer trazer discussões para aprimorar as práticas de controle diante das rápidas transformações digitais. Além disso, sessões especiais de homenagem marcarão os 50 anos do IRB e três décadas de atuação da ATRICON no fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas.
O Congresso segue até o dia 1º de dezembro. O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON).
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA