Você está visualizando atualmente Presidente do CFA marca presença no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas do Brasil

Presidente do CFA marca presença no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas do Brasil

Começou hoje, 29/11, em Fortaleza-CE, o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, e do presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Adm. Rogério Cristino.

Na oportunidade, Leonardo e Rogério foram recebidos pelo ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e atual presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes. O encontro entre eles reforçou a importância da Administração e o comprometimento da profissão com os processos de controle e gestão do país.

Leonardo lembrou que o CFA é um dos conselhos profissionais pioneiros na criação de ações voltadas para a governança, compliance e integridade. Inclusive, no início da sua gestão, ele e sua diretoria criaram a Câmara de Governança, Integridade e Compliance a fim de melhorar ainda mais a performance da alta gestão, criar manuais e procedimentos e tantos outros mas, principalmente, cumprir a Resolução Normativa CFA nº 619, que trata de integridade e compliance em todo o Sistema CFA/CRAs.

O presidente do CFA ressaltou, ainda, o compromisso da autarquia com a gestão pública por meio de iniciativas como a cartilha Planejamento Estratégico Municipal e do Índice CFA de Governança Municipal. Ambas ferramentas são uma e visam não só profissionalizar a gestão pública do país, mas sobretudo garantir as prerrogativas dos profissionais de Administração.

A organização do Congresso expressou sua satisfação em ter personalidades tão relevantes presentes e espera que o congresso proporcione um ambiente rico para o compartilhamento de experiências e conhecimentos, contribuindo para o aperfeiçoamento das práticas adotadas pelos Tribunais de Contas.

Com o tema central “Desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e da sustentabilidade na era digital”, o Congresso quer trazer discussões para aprimorar as práticas de controle diante das rápidas transformações digitais. Além disso, sessões especiais de homenagem marcarão os 50 anos do IRB e três décadas de atuação da ATRICON no fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas.

O Congresso segue até o dia 1º de dezembro. O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON).

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA