Você está visualizando atualmente <strong>Presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, é homenageado pelo CRA-SP</strong>

Presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, é homenageado pelo CRA-SP

O Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) realizou, nesta segunda-feira, 12, mais uma reunião plenária para discutir temas ligados à Ciência da Administração. O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz, esteve presente no encontro, que reuniu todos os conselheiros regionais do CRA.

Mauro, que é conselheiro federal pelo estado de São Paulo, foi homenageado pelo regional. “Essa homenagem tenta materializar o reconhecimento de todos nós pelo seu competente desempenho que você tem entregue no CFA  e por sua atenção pontual nas nossas relações entre o CFA e o CRA”, disse o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Emmanuel Carvalho Whitaker.

Visivelmente emocionado, Mauro agradeceu o CRA pelo gesto de carinho e reconhecimento. Ele lembrou que a sua missão como conselheiro federal está acabando, depois de uma longa trajetória de luta pela valorização da Ciência da Administração, seja como diretor de Formação Profissional do CFA, seja como presidente da autarquia, cargo esse que ocupou por dois mandatos consecutivos. Ao todo, foram oito anos dedicados ao conselho.

No seu discurso, Mauro elogiou as apresentações do plenário. Segundo ele, foram “verdadeiras aulas de Administração”. Ele também fez uma breve análise da sua presidência. “Foram quatro anos difíceis: duas intervenções belicosas com muitas ameaças, uma pandemia terrível, mas a gente conseguiu superar os desafios”, afirmou.

O administrador ressaltou, ainda, que as ameaças fazem parte da trajetória daqueles que enfrentam o mal a fim de estabelecer o bem. “Isso é uma escolha e eu escolhi passar por isso por dois motivos: pela minha biografia moral e pelo estado e a profissão que eu represento.”, disse.

Com relação ao futuro, Mauro deseja que os novos conselheiros federais pelo estado de São Paulo dêem continuidade a esse trabalho e que ajude o CFA a não retroceder. O presidente também falou das conquistas que a autarquia teve ao longo dos últimos quatro anos. “Conseguimos estabelecer uma interlocução extraordinária com o TCU e, desse trabalho, surgiu um acórdão que é benéfico para todos os conselhos de profissões regulamentadas.”, exemplificou.

Com relação ao acórdão, Mauro reforçou a necessidade de os conselhos terem controle externo. “Não é mais o CFA que exige um padrão de governança. Agora é o próprio TCU que nos exige tal compromisso”, lembrou.

Recentemente, o CFA lançou o Programa de Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs. A iniciativa foi formalizada na Resolução Normativa CFA nº 619/2022, publicada em novembro.

Agora, os Conselhos Regionais deverão criar as respectivas Unidades de Gestão de Integridade e designar servidores efetivos para o comando dos trabalhos.  Também serão realizadas ações de comunicação para esclarecer, orientar e disseminar as boas práticas entre conselheiros, servidores e colaboradores.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA