Você está visualizando atualmente Prêmio Guerreiro Ramos: vencedores do DF são premiados pelo CRA-DF e CFA

Prêmio Guerreiro Ramos: vencedores do DF são premiados pelo CRA-DF e CFA

O Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF) realizou hoje, 30, a solenidade de entrega do Prêmio Guerreiro Ramos – edição 2021. O evento, que homenageou os vendedores de Brasília com troféus e certificados, contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Administração  (CFA), Adm. Mauro Kreuz.

Presidente do CRA-DF, Jairo Brandizzi.

O presidente do CRA-DF, Jairo Brandizzi, deu início a cerimônia agradecendo a presença dos colegas. Segundo ele, aos poucos a rotina vai voltando ao ritmo anterior à pandemia. “Sinto-me honrado e escolhido para estar nesse momento superando desafios”, disse. O administrador também enalteceu a figura de Alberto Guerreiro Ramos, sociólogo e político brasileiro que dá nome ao prêmio.

De acordo com Mauro, a sociedade atual vive valores invertidos e, por isso, quando alguém se destaca por sua produção científica e intelectual, é preciso comemorar. “Esse prêmio faz um tributo ao grande cientista que foi Guerreiro Ramos. Ao premiar esses talentos, estamos homenageando também a ciência da Administração”, afirmou.

Ele reforçou, ainda, que, no imaginário da sociedade, a Administração ainda é percebida como técnica e não como ciência. “Estamos fazendo esse resgate, pois a gestão nada mais é do que a ciência em ação. Vocês estão entrando para a história dessa premiação e é um orgulho saber que tenho colegas tão brilhantes e que foram merecedores dessa premiação, ainda mais em tempos tão ameaçadores”, ressaltou Mauro.

Um dos vencedores foi o administrador Guilherme Mota Carvalho. Registrado no CRA-DF, ele ficou em primeiro lugar na categoria “Práticas Inovadoras” com o trabalho “Acordo de Gestão Local das Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal – Implantação da gestão por resultados na atenção primária da Secretaria de Estado”.

“O sentimento é de orgulho, não só pela profissão, mas também por trabalhar no sistema público. Ainda mais nesse tempo pandêmico que tem sido muito demandado. Sinto-me vocacionado em trabalhar na gestão pública e vejo a importância do administrador nesse espaço. Como administrador sinto-me envaidecido em trabalhar na Secretaria de Saúde e no SUS, que tanto precisam de gestão profissional”, discursou o vencedor.

Guilherme dedicou a vitória a família e a sua colega de trabalho e profissão, a administradora e diretora de Gestão Regionalizada na Secretaria de Saúde do DF, Mabele Varonilia Roque. “Estamos no meio de uma pandemia e falar da ciência nesse momento nunca foi tão relevante para nós como agora. É muito difícil fazer gestão pública quando a gente tem gestão política e falar de um projeto de estado é uma coisa e em projeto de governo é outra. Por isso, a gente acredita muito que o mais importante desse feito foi poder falar da gestão por resultados”, contou Mabele.

O outro vencedor foi o administrador e secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS), Robson Santos da Silva, que ficou em terceiro lugar na categoria “Práticas Inovadoras” com o trabalho “Portal da transparência SESAI para enfrentamento da pandemia de covid-19 nas populações indígenas aldeadas”.

Em nome do administrador, a Assessora Técnica da Sesai, Laura Vicuña, recebeu o prêmio e comemorou a conquista. “O Robson ficou imensamente feliz com o prêmio, pois fazer a saúde chegar em áreas remotas é um desafio. Isso é gestão de qualidade. Na saúde indígena é assim: a cabeça pensa onde o pé pisa. Menos Brasília e mais Brasil”, celebrou.

Ao encerrar a cerimônia, Mauro destacou a importância da Ciência da Administração que, segundo ele, quando usada, torna-se infalível. “A sociedade não aguenta mais esse amadorismo. Está na hora da Ciência da Administração começar a ser valorizada. Esse é o compromisso de todos nós, pois podemos sim repaginar economicamente, socialmente e tecnologicamente essa maravilhosa nação chamada Brasil”, disse.

Além de certificado e troféu, os vencedores do Prêmio Guerreiro Ramos recebem premiações em dinheiro. Para conhecer todos os ganhadores da edição 2021, clique aqui.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Guerreiro Ramos foi criado em 2010 para homenagear Alberto Guerreiro Ramos, professor brasileiro que teve grande relevância política e acadêmica e teve sua reformulação a partir desta edição que trouxe assuntos práticos da gestão pública, valorizando os profissionais que atuam neste segmento. Por meio dele, o CFA resgata e valoriza o saber construído no pensamento crítico em conexão com a realidade social elaborado por Guerreiro Ramos.

Além disso, com a premiação, o Conselho reconhece os profissionais que, no exercício da atividade pública e empresarial, têm responsabilidade de repensar e desenvolver as organizações, se revelando capaz de promover a participação social e a cidadania.




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA