O Conselho Federal de Administração (CFA) premiou os vencedores da primeira edição do Prêmio CFA de Jornalismo na última sexta-feira (28). A cerimônia, realizada em Brasília, marcou o encerramento do XIX Fórum Internacional de Administração.
Yasmin Rajab, do Metrópoles, conquistou o 1º lugar na categoria TV, com a reportagem “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF”. A matéria multimídia conta as conquistas e os desafios de produtoras culturais.
“Eu fico muito feliz com esse prêmio, um dos primeiros da minha carreira. É um marco muito especial ser premiada pela matéria que enaltece as mulheres que estão dentro dos eventos culturais aqui de Brasília. Então, é uma honra mesmo ter participado e ter sido reconhecida por esse trabalho”, comemorou a repórter.
Já Patrick Selvatti, subeditor da editoria de Cidades do Correio Braziliense, foi o primeiro colocado na categoria texto com a matéria “O futuro da administração: qual é o perfil dos novos profissionais da carreira? — publicada no caderno Trabalho&Formação Profissional do Correio.
A premiação que reconheceu reportagens sobre temas relacionados à boa gestão, à transparência, ao empreendedorismo e ao papel dos profissionais de Administração na construção de uma sociedade mais justa e eficiente deu a ele o primeiro prêmio da carreira.
“Eu nunca tinha feito uma matéria sobre Administração, mas quando eu soube do prêmio, me interessei. Fui pesquisar e fiquei bastante impactado com o trabalho que o Conselho Federal de Administração desenvolve e toda essa gama enorme de ações e de possibilidades de trabalho para o profissional da área, principalmente nesse novo momento em que a gente está vivendo, essa nova geração que está entrando no mercado”, revelou.
Além do reconhecimento público, os premiados receberam troféus e premiações em dinheiro.
Ao todo, o prêmio recebeu 73 inscrições, das quais 61 foram validadas após a verificação dos requisitos do regulamento. As produções concorrem nas categorias TV (13 trabalhos), Texto (37 trabalhos) e Áudio (11 trabalhos).
“Tivemos grandes reportagens, muito bem elaboradas, que refletem com precisão este momento especial em que celebramos os 60 anos de regulamentação da profissão de Administrador. E, mais do que disseminar a Administração e as boas práticas de gestão pelo país, nossa premiação cumpre um papel essencial: reconhecer e valorizar a comunicação responsável realizada pelos profissionais da imprensa brasileira “, celebrou o vice-presidente do CFA e coordenador do Jubileu de Diamante da Administração, Adm. Gilmar Camargo.
A Comissão Julgadora, coordenada por Camargo e pelo diretor da Câmara de Comunicação e Marketing da autarquia, Adm. Gelson Uecker, foi constituída por três profissionais com trajetórias consolidadas e ampla experiência em Rádio, TV e Jornal — Alexandra Fiori, Narla Aguiar e Valter Lima.
Os trabalhos foram avaliados com base em critérios como valor noticioso, diversidade de fontes, abordagem inovadora, benefício público, qualidade da narrativa, entre outros.
Confira os vencedores do Prêmio CFA de Jornalismo 2025:
Categoria Texto
1º -Patrick Selvatti (Correio Braziliense)
O futuro da administração: qual é o perfil dos novos profissionais da carreira?
2º -Suelen Souza Luiz (O Estado de Mato Grosso do Sul)
Administração que move o campo: a força do agronegócio em Mato Grosso do Sul – O Estado Online
3º -Deborah Jackelline Freire Silva (O Dia Mais)
Categoria Áudio
1º – Valdi da Costa Sousa Júnior / Marcos Davi Beleense Lopes Lopes / Joelma Patrícia Mendes Lucas ( Rádio Clube News FM – Rede Clube – Globo Piauí)
JORNAL CLUBE NEWS 1°EDIÇÃO – 24/09/2025
2º – Maurício Ribeiro Meireles e equipe: Gustavo Simon / Laura Lewer / Paola Ferreira Rosa / Thomé Granemann (Folha de S.Paulo)
O que faz uma política pública dar certo (ou errado) – Café da Manhã | Podcast on Spotify
3º – Ana Paula Pedrosa (Ariza Podcast no Portal BHAZ
Categoria TV
1º – Yasmin Adnan Rajab Mustafa (TV Metrópoles)
https://www.youtube.com/watch?v=Kvg9pkLv6Mg
2º – Loide Alves Gonçalves ( SIC TV/Record em Rondônia )
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=4IKZA-SeXHs (a partir de 2:20:11)
3º – Carlos Barroco Melo de Oliveira / Janara Rodrigues / Kendria Cavalcante (Rede Amazônica Roraima – Afiliada Globo)
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA
