O Índice de Governança Municipal IGM-CFA é um verdadeiro sucesso em todo o país. Visando a melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros muitas prefeituras têm utilizado o serviço para atingir esse objetivo.
A prefeitura de Alagoinhas, no interior da Bahia, foi mais uma a assinar o termo de cooperação técnica com o Conselho Federal de Administração e o Conselho Regional de Administração da Bahia para utilização do IGM-CFA. O CFA vai oferecer mecanismos para ajudar nesse processo de profissionalização da gestão pública da região. Entre as ações estão:
- Capacitar profissionais de Administração com ferramentas de gestão para realização de diagnóstico da gestão pública municipal, tendo como instrumento norteador o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA)
- Incentivar a inserção dos profissionais de Administração nos órgãos públicos do município através da ferramenta CFA-Talentos
- Disponibilização do Acesso Exclusivo, contendo a série histórica dos indicadores, mapas, conceitos, publicações, modelos e outras análises do IGM-CFA.
O diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Rui Ribeiro, destacou a importância do termo de cooperação técnica para o profissional de administração e o impacto positivo que a parceria tem no mercado de trabalho.
“O IGM-CFA completa agora 18 estados da federação que já adotam a ferramenta. Para nós foi uma alegria assinar esse convênio porque o município de Alagoinhas agora tem como contratar os especialistas em gestão pública, em planejamento, que são os administradores, tecnólogos para poder ajudar os gestores municipais da cidade nos estabelecimentos das políticas públicas que interessam a comunidade”.
Com o acordo, o Município de Alagoinhas também se compromete a manter no quadro de funcionários ou servidores pelo menos um profissional de administração devidamente habilitado e regular conforme as leis vigentes no país. Também vão incentivar, em encontros, seminários, palestras e eventos em geral, a contratação de profissionais de Administração registrados junto ao CRA-BA por parte dos gestores públicos, buscando maior profissionalização da gestão pública brasileira.
“Alagoinhas será exemplo para outros municípios. Quando os outros verem o sucesso do acordo com a cidade baiana vão copiar. O que é bom tem que ser copiado e com certeza vamos ter outros municípios aderindo ao IGM-CFA”.
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA