O Conselho Federal de Administração participou de uma reunião nesta segunda-feira (17) com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional. O encontro serviu para discutir pontos de alinhamento para a formação de parceria entre o CFA e o MDR.
A ideia é firmar um acordo de cooperação entre o Ministério e a autarquia. Para isso, foi apresentada a ferramenta de governança, Índice de Governança Municipal, o IGM-CFA, como uma opção para cooperar no desenvolvimento regional no país. Essa parceria visa o fortalecimento da gestão pública com a valorização dos profissionais de Administração inseridos nos municípios de modo a contribuir com o desenvolvimento municipal.
“A gente vai estar celebrando um acordo de cooperação para o desenvolvimento de ações, apontada a inserção dos profissionais de administração, dentro dos municípios, juntamente com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Regional, da integração e desenvolvimento regional”. Destaca o diretor da Câmara de Gestão Pública, Adm. Emerson Arantes.
A expectativa é que o ACT possa ser assinado entre as partes em até 30 dias. Para que a iniciativa possa chegar aos profissionais de administração do país.
IGM-CFA
Entre as principais novidades da última versão do IGM/CFA está a fonte dos dados. O CFA incorporou ao IGM os dados da ‘Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)’, o que aumenta o grau de informação, pois são dados oficiais — uma vez que todo município tem o dever de prestar contas a esses tribunais.
Outra novidade é a diminuição da temporalidade dos dados, que passa de cinco anos para três anos. Agora, o dado mais antigo é de 2021, e o dado mais recente é de 2024.
No acesso exclusivo, disponível apenas a registrados no Sistema CFA/CRAs, é possível ver os dados dos municípios desde a criação do IGM/CFA, em 2016. Já na opção que é aberta ao público, é possível ver dados apenas dos últimos três anos.
Outra novidade é a correção da base de dados, conforme último senso do IBGE. Há municípios que mudaram de categoria ao diminuir o número de habitantes, e outros que ganharam mais moradores, isso faz com que a cidade mude de grupo dentro do IGM/CFA.
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA