Você está visualizando atualmente Pará recebe o Workshop de Governança, Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs

Pará recebe o Workshop de Governança, Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs

Governança, Integridade e Compliance são pilares fundamentais para o sucesso e a confiança no ambiente organizacional com uma administração ética e transparente. Com esse tema, o Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) recebeu, nos dias 24 e 25 de setembro, o Workshop de Governança, Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs. O evento foi conduzido pelo diretor da Câmara de Governança, Integridade e Compliance (CGIC/CFA), Adm. Fábio Mendes Macedo e pelo coordenador da CGIC/CFA, Adm. Cássio Mattos.

O workshop destacou a relevância da Governança, Integridade e Compliance para a administração pública e privada, enfatizando a necessidade de qualificação dos profissionais da área. “Uma administração ética e transparente é sustentada por uma governança eficaz e um forte compromisso com a integridade e compliance, que são essenciais para o sucesso e a confiança no ambiente organizacional”, ressaltou o diretor da CGIC/CFA.

A ideia do Workshop surgiu da necessidade de oferecer um treinamento para que os regionais possam conhecer os principais conceitos, e assim, implementar um programa de compliance nos CRAs. O treinamento é realizado em dois dias e envolve a capacitação dos profissionais registrados e dos colaboradores, funcionários e conselheiros dos CRAs.

Conceitos de Governança, Integridade e Compliance

A Governança refere-se ao conjunto de processos, políticas e práticas que garantem a tomada de decisões estratégicas de forma ética e eficaz. Já a Integridade diz respeito à transparência e honestidade no comportamento organizacional, promovendo confiança entre colaboradores, clientes e parceiros. O Compliance garante a conformidade com leis, normas e regulamentos, minimizando riscos legais e financeiros. Juntos, esses mecanismos criam um ambiente corporativo onde decisões são tomadas de forma ética e transparente.

Alexandra Fiori
Assessoria de Comunicação CFA