Você está visualizando atualmente Palestra do CFAPlay promove discussão sobre diversidade nas empresas

Palestra do CFAPlay promove discussão sobre diversidade nas empresas

Temas que envolvem a diversidade estão cada vez mais inseridos na sociedade e no mercado de trabalho. Exemplo disso é a discussão inevitável das condutas organizacionais de rejeição social em razão da classe, deficiência, gênero, etnia, religião e tantas outras questões que servem de estímulo para a intolerância.

O multiculturalismo e habilidades de qualquer profissional devem, sem nenhuma objeção, estar à frente das escolhas profissionais e características de determinada oportunidade de vaga e setor, e não o contrário. Como revelou o administrador Gilvan Bueno, em 1h de palestra transmitida pelo CFAPlay – canal do Conselho Federal de Administração – no Youtube.

“Quando eu falo de diversidade – eu trato de todas as esferas, seja da mulher na carreira, da opção sexual, do negro, entre outros. A diversidade é um caminho de muitas vertentes, principalmente no que tange o mercado de trabalho”, afirmou Bueno ao tratar da empregabilidade e o multiculturalismo no país. 

Interação

Com a interação e questionamentos do público, a palestra contou com 40 minutos de perguntas e respostas enviadas via chat da transmissão. Uma delas foi da internauta Aline Cardoso, que ressaltou – como exemplo – nunca ter trabalhado com negros ou indígenas – mesmo em um setor com mais de cinquenta colaboradores. Na ocasião, ela, inclusive, questionou o palestrante sobre a possibilidade de promover a diversidade em setores que não existam uma liderança efetiva no cargo em que ocupa, e prontamente foi respondida pelo administrador.

“De imediato é necessário a criação de um comitê voltado ao assunto com a participação dos Recursos Humanos, envolvimento de quem entende de diversidade e os próprios colaboradores.  É preciso que haja uma recepção quanto à temática e estrutura deste acolhimento – para que ninguém se sinta especial, mas, sim, inserido efetivamente naquela atividade ou lugar!”, acrescentou.

CFAPlay

Se você não assistiu a palestra sobre diversidade e a contribuição dela para o desenvolvimento das empresas e do país, fique tranquilo. O conteúdo já está disponível na playlist do CFAPlay e pode ser acessado a qualquer hoje e lugar. (Clique aqui).

Aproveite e inscreva-se no canal, ative o sininho e fique por dentro de todas as novidades, notícias e conteúdos exclusivos para os profissionais e estudantes de Administração.

Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA