No momento, você está visualizando Palestra destaca o papel do profissional de ADM na transformação organizacional por meio da Governança Corporativa

Palestra destaca o papel do profissional de ADM na transformação organizacional por meio da Governança Corporativa

Empresas que desejam se manter relevantes, éticas e sustentáveis no cenário atual precisam, cada vez mais, contar com líderes preparados para promover mudanças estruturais. Nesse contexto, o painel “O profissional de Administração como pilar da transformação através da Governança Corporativa: desafios, competências e impactos” ajudou a reforçar a importância estratégica desses profissionais no fortalecimento das boas práticas empresariais.

O debate foi conduzido pelo presidente do CRA-SC, Adm. João Luiz Merini Moser. Ele introduziu o assunto e direcionou perguntas aos painelistas: especialista em governança corporativa ágil, liderança estratégica e transformação digital, Eduardo José Perone; e a especialista em Governança Corporativa, Zélia Jansen.

Para os especialistas, a cultura de governança nas organizações precisa ocorrer levando, em conta a cultura já existente, para que a gente. “Fazendo a evolução dessa governança, habilidades como ferramenta de gestão, habilidade que nós, profissionais de Administração, garantimos”, defendeu Eduardo.

O assunto perpassa todas as profissões, mas na Administração ela ganha contornos maiores. Entretanto, estudos mostram que apenas 35% dos cursos de Administração no Brasil oferece a disciplina de governança no currículo. “Estamos tendo que nos adaptar a novos modelos e isso nos exige fazer reflexões profundas”, disse.

O uso de novas tecnologias, sobretudo a Inteligência Artificial, também esteve no debate. Moser provocou os painelistas com perguntas que estimularam um debate de alto nível. Zélia disse que é preciso saber identificar pessoas que combinem com a cultura da organização. “Antes de contratar um profissional para um nível gerencial, é preciso, antes de tudo, conversar com o mercado”, comentou.

“É sair da concepção operativa e ir para uma mais filosófica. É olhar a organização com um ponto de vista mais holística. Preparação para a ambidestria. As empresas, por um longo tempo, buscaram especialistas. Mas, hoje, elas querem profissionais que sabem um pouco de tudo, pois eles tendem a se aprofundar mais nas questões da empresa”, debateu Eduardo.

O Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Sul (Erpa Sul) é promovido pelos Conselhos Regionais de Administração de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA). O evento, cujo tema é “60 anos de Administração no Brasil: Conquistas, Desafios e o Futuro da Administração”, reúne, em Florianópolis-SC, profissionais de administração, estudantes e gestores para discutir e pensar o futuro da profissão. 



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA