Você está visualizando atualmente Palavra do presidente do CFA para o Dia do Trabalhador

Palavra do presidente do CFA para o Dia do Trabalhador

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2019, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,4% e continua crescendo de forma alarmante. São milhões de pessoas desocupadas no país. Por isso, convido todos a refletirem sobre o Dia Internacional do Trabalho. Essa é uma data para comemorar, mas também é um momento para empresas e empregados refletirem sobre suas relações.

É o momento oportuno, ainda, para discutir como criar novas vagas de trabalho formal. Desburocratizar o processo de abertura de empresas, oferecer facilidades de crédito e modernizar as relações de trabalho são algumas das políticas que poderiam aquecer a economia e gerar mais empregos.

Mas o país precisa ir além. É preciso investir mais na educação, melhorando o ensino em todos os seus níveis. Muitos jovens chegam ao ensino médio com problemas estruturais em linguagens e matemática. Óbvio que esses déficits vão com eles para o ensino superior, outra etapa da educação que precisa urgentemente de revisão e investimento em pesquisa, inovação e  tecnologia de ponta para dar um salto em todos os setores.

O ensino da administração, por exemplo, precisa passar por uma restruturação curricular. Dados da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador, realizada pelo CFA, revelam, a cada edição, que o ensino está muito distante da prática. Profissionais sem as competências necessárias certamente ficarão fora do mercado de trabalho.

Nós, do Sistema CFA/CRAs, temos a missão de promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. Por isso, realizamos diuturnamente ações para garantir o espaço do profissional de administração no mercado de trabalho.

Portanto, neste Dia do Trabalhador, desejamos força, coragem e dedicação para todos profissionais de administração!

 

 

Adm. Mauro Kreuz

Presidente do CFA / Conselheiro Federal por São Paulo