Você está visualizando atualmente Painel Mulheres no Agro abre a programação do Erpa Centro-Oeste 2024

Painel Mulheres no Agro abre a programação do Erpa Centro-Oeste 2024

Começou, na manhã desta terça-feira, 16/4, o Encontro Regional de Administração do Centro-Oeste 2024 (Erpa Centro-Oeste). O evento é promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pelos Conselhos Regionais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Com o tema “O Futuro da Administração no Agronegócio Sustentável”, o Encontro visa promover um amplo debate sobre o agronegócio, segmento que é um dos pilares fundamentais da economia não apenas do estado de Mato Grosso, mas também do Brasil como um todo.

A programação foi aberta pela Comissão Especial ADM Mulher que, na oportunidade, promoveu o painel “Mulheres no Agro” com a administradora e diretora de Núcleo da Agroligadas, Michele Botan, e a produtora rural e diretora de Comunicação da Agroligadas, Melissa Freitas. O painel foi mediado pela Admª Gracita Barbosa.

As Agroligadas é um movimento formado por mulheres profissionais do Agronegócio que  têm como propósito conectar o campo e a cidade com verdade, ética, coragem, compromisso e amor, a partir de ações educativas e de comunicação. De acordo com Melissa, o movimento começou com uma dor: as fake news do agro.

“Daí surgiu a necessidade de promover o setor e desfazer essas mentiras que são propagadas”, explicou. Entre as ações que são realizadas estão visitas escolares para explicar como funciona o setor a fim de desmistificar questões como, por exemplo, a questão dos defensivos agrícolas.

Melissa ressaltou, ainda, que o agro não anda sozinho, mas é a base e tem um papel fundamental para a economia. “Estamos em sete estados e já realizamos mais de 400 eventos regionais”, descreveu.

Para Michele, participar do painel foi uma honra. Ela é Administradora e, assim que se formou, foi convidada a administrar a fazenda do esposo. “Quando eu cheguei na família, eu carregava muitas crenças que precisavam ser desfeitas”, recorda.

Uma dessas crenças é a de que o agro é restrito, mas Michele percebeu que o setor é muito mais que isso e oferece muitas oportunidades, sobretudo na área de gestão. “Eu tive muitos desafios. Foi preciso conhecer as pessoas de dentro da porteira para entender a dimensão do agro. Outro desafio foi me inserir num negócio familiar, onde foi preciso compreender que dividir é crescer”, disse.

Após o painel, o público conferiu a apresentação de três cases de sucesso. Participaram do momento a sócia-proprietária da Projetec – Assessoria e Projetos Agropecuários, Vivian Azero; a CEO do Grupo RLS e produtora rural, Regiane Souza; e a CEO da Naturale Fish, Juliana Medeiros. 



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA