Obtenha resultados com Coaching e transforme sonhos em Realidade

Obtenha resultados com Coaching e transforme sonhos em Realidade

Adm. Antônio Lima Jr

 

Dobrar o valor do contracheque. Melhorar relacionamento com filhos e companheiro. Aumentar as vendas na empresa. Fazer a viagem dos sonhos. Deixar o emprego e abrir o próprio negócio. Todos nós temos sonhos e objetivos na vida, mas como alcançá-los? O que fazer para realizá-los?

Essa é uma tarefa para o Coach. Palavra em inglês que significa técnico, o Coach surgiu nos Estados Unidos na década de 60 para desenvolver atletas de competições esportivas e chegou ao Brasil vinte anos depois, adaptado ao mundo dos negócios para auxiliar executivos e funcionários, com objetivo de melhorar o desempenho e aumentar os lucros nas empresas.

Estudo global sobre coaching desenvolvido por encomenda da AICF-International Coach Federation, demonstra que existe um grande potencial de trabalho na América Latina.  Pelos dados levantados, a proporção de profissionais que atuam é muito baixa em comparação com outras regiões. Enquanto na América do Norte existem 46 profissionais para cada um milhão de habitantes, na América Latina essa proporção é de somente 4,4. Em matéria publicada na revista Você RH (Ed. Abr/Mai 2016) estima-se que no Brasil já existem mais de 40.000 profissionais exercendo essa atividade, porém a atividade ainda é pouco conhecida.

ICF-International Coach Federation, define coaching como: “fazer uma parceria com os clientes em um processo criativo e estimulante para o pensamento, que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.”

Coaching é um processo de melhoria contínua que visa aumentar a performance dos indivíduos, buscando resultados positivos através de metodologias, ferramentas e técnicas desenvolvidas por um profissional (o Coach), em parceria com o cliente (o Coachee).

Coaching é assessoria, direcionamento, processo, melhoria contínua que auxilia as pessoas a alcançar seus objetivos e sonhos. O processo de Coaching pode ajudar a melhorar seus resultados na empresa, no trabalho, profissão, na vida pessoal, pode ajudar a definir melhor suas metas e objetivos e traçar um plano de ação para alcançá-los ou ainda pode ajudar a conquistar um novo trabalho, aumentar sua renda, conseguir aquele cargo tão sonhado. O coaching pode ainda auxiliar na remoção de limitadores como “Eu não posso”, “ Eu não consigo”, “ Eu sou assim mesmo”, etc. No Coaching o cliente tem uma visão mais clara de suas potencialidades e oportunidades a sua frente, bem como analisar seus pontos fracos e melhorá-los.

O assessoramento de Coaching pode ajudar o cliente a responder a estas perguntas: O que você quer? Quais são seus sonhos? O que é importante pra você? O que está fazendo para alcançá-los? O que o impede de realizá-los? Quais são seus limitadores e sabotadores? Como você gostaria que as coisas fossem diferentes?

Diferentemente da terapia, o Coaching trata do presente para transformar o futuro, ou seja, é um processo de parceria com o cliente para que ele mude seu comportamento e promova as mudanças que são necessárias para realizar seus sonhos, para ser feliz.

Adm. Antonio Lima Jr

Administrador e consultor de empresas, MBA em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduado em gestão empresarial, pós-graduado em direito público, empresário, atua no Sebrae e Fecomercio, é Conselheiro e vice-presidente de fiscalização do Conselho Regional de Administração do Amapá  e Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching em São Paulo.

Contatos: antonio.limajr@hotmail.com

Fone: (96) 991857676

Fechar Menu