Você está visualizando atualmente Observatório de Gestão Pública em Mato Grosso

Observatório de Gestão Pública em Mato Grosso

O Conselho Federal de Administração (CFA) entregou para prefeitura da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, nesta segunda-feira (3), o relatório final do Observatório de Gestão Pública (OGP) realizado na cidade. O documento traz o diagnóstico completo, além de sugestões para solucionar problemas nas áreas fiscais, gastos com pessoal e taxas de consumo de água.

A equipe da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA esteve na cidade, em novembro, para implementar a primeira experiência concreta do OGP, com a intenção de apresentar para o corpo técnico do município temas emergentes de gestão pública, como as mudanças de cenários e a elevação da qualidade da prestação dos serviços públicos.

Na ocasião, o CFA utilizou ferramentas de gestão na elaboração do diagnóstico municipal, como o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA) e o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae).

A visita proporcionou encontros com a prefeita da cidade, Thelma de Oliveira, com os secretários municipais de Planejamento, de Administração e Finanças, de Educação e Esporte, e de Água e Esgoto. O CFA também assinou um termo de cooperação técnica com o município, o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) e os representantes da prefeitura da Chapada dos Guimarães, no intuito de usar as informações e mecanismos do Observatório de Gestão Pública para o progresso da gestão pública da cidade.

Durante a reunião, a prefeita do município se comprometeu na possibilidade de admitir profissionais de administração em sua gestão. “Vamos estudar a viabilidade de contratar o profissional de administração para nos assessorar tecnicamente”, concluiu Thelma de Oliveira.

Assessoria de Comunicação CFA