Você está visualizando atualmente Nota de esclarecimento – post em rede social divulga informação falsa sobre o IGM-CFA

Nota de esclarecimento – post em rede social divulga informação falsa sobre o IGM-CFA

ATENÇÃO!

Circula pelas redes sociais – em especial o Facebook – uma postagem sobre o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) e a prefeitura de Jales-SP. O texto em questão põe em xeque a credibilidade do estudo feito pelo Conselho Federal de Administração (CFA) ao afirmar que o município em questão teria usado dinheiro público para comprar a pesquisa. Além disso, informa que a prefeitura receberá prêmio em razão da boa colocação no Índice.

Trata-se de uma informação falsa!

O IGM-CFA é um estudo independente e apartidário cuja proposta é ser um referencial para o planejamento estratégico dos municípios. Ele se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município que serão detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

Por meio da ferramenta, os mais de 5 mil municípios são avaliados a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Para chegar ao Índice, foram analisados dados secundários de bases públicas como STN, PNUD, Índice Firjan e DATASUS, por exemplo. O estudo avaliou áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, e outras que, com tratamento estatístico, geraram o resultado para o índice e para cada dimensão do estudo.

Para se ter ideia da relevância do estudo, recentemente o CFA celebrou Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Economia para inserir a autarquia na Rede +Brasil, rede de governança colaborativa para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, por meio da Plataforma +Brasil, antigo Siconv.

O objetivo da parceria é capacitar os municípios brasileiros capacitação e Índice de Governança Municipal vai ser um componente essencial para que o Ministério da Economia possa mapear os municípios carentes e levar mais capacitações a eles.

Portanto, a informação presente na postagem, publicada originalmente na rede social do perfil “Jales em Foco”, não é verídica.

Quer saber mais sobre o Conselho Federal de Administração? Acesse www.cfa.org.br.