Você está visualizando atualmente No mês da mulher, conheça as profissionais que se destacaram no Prêmio CFA Guerreiro Ramos

No mês da mulher, conheça as profissionais que se destacaram no Prêmio CFA Guerreiro Ramos

O Prêmio CFA Guerreiro Ramos é uma iniciativa do Conselho Federal de Administração (CFA) que reconhece profissionais que se destacam na Administração Pública, seja por meio de prática ou de pesquisas científicas. Na última edição da premiação, realizada em 2023, a participação feminina foi destaque.

Ao todo, o Prêmio recebeu a inscrição de 17 trabalhos, sendo a maioria deles liderado por uma ou mais mulheres. Após uma longa e minuciosa análise, o comitê elegeu os melhores colocados em cada categoria: Pesquisa Científica e Práticas Inovadoras.

Dos cinco melhores trabalhos, três são de mulheres. Por isso, no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, é importante destacar as mulheres que foram premiadas por suas contribuições significativas para o campo da administração. Conheça cada uma delas.

DAYANE CAROLINY PEREIRA JUSTINO

Dayane foi a grande vencedora da categoria “Pesquisa Científica”. Aos 32 anos de idade, ela  tem traçado uma trajetória de conhecimento com foco em melhorar a saúde pública no Brasil. A potiguar se formou em enfermagem, fez pós-graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, nos últimos anos, tem se dedicado aos estudos na área da Administração para alcançar o seu objetivo.

Hoje ela cursa Tecnologia em Gestão Pública. Ao ficar sabendo do Prêmio CFA Guerreiro, em conversas com seu orientador, ela viu a oportunidade de participar do concurso com o trabalho intitulado “A influência da capacidade absortiva sobre o desempenho do programa Previne Brasil nas capitais brasileiras”. A iniciativa mede o desempenho da assistência à saúde, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O nosso intuito foi tentar mostrar as possibilidades de inovação em atuação no setor saúde para os gestores que já gerem os estabelecimentos de saúde e para os futuros gestores. Quanto mais saúde a população brasileira tiver, quanto menos doenças tiver, menos gastos com a saúde tiver, nós poderemos investir em outras políticas públicas, como educação e segurança, por exemplo”, explicou a estudante.

Ao falar sobre a escolha do tema, ela afirmou que é uma estudiosa da área de saúde. “Gosto muito da área, pesquiso muito e leio muito sobre o assunto, principalmente a saúde pública. E estudar a Gestão Pública da área da saúde, para mim, é o máximo, tenho muita paixão”, declarou. 

O resultado do concurso foi muito esperado e, a princípio, Dayane não acreditou quando viu a sua classificação. “Tive que abrir o site duas vezes para acreditar”, contou.

ESTEFANI RAYNA ALVES OLIVEIRA SOUZA

O segundo lugar na categoria “Pesquisa Científica” foi para uma estudante de Mato Grosso: Estefani Rayna Alves Oliveira Souza. Ela é aluna do curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia SENAI-MT e vai se formar no próximo dia 20 de março.

A futura Tecnóloga explica os motivos que a levaram optar pelo curso. “Escolhi pelo fato de gostar da gestão de pessoas, gerir o patrimônio mais importante das empresas”, disse a estudante.

O trabalho que ela inscreveu para o Prêmio foi desenvolvido em parceria com outro estudante, Fábio Mendes. Na oportunidade, a dupla abordou a relação das parcerias público privadas no Mato Grosso, na  a efetivação  da obra de infraestrutura na Rodovia MT-140.

“Identificamos assim evidências das contribuições de Guerreiro Ramos nessa prática inovadora. Concluímos que essa parceria entre  produtores rurais e o governo do Estado na execução da Rodovia e pontes, promoveu qualidade de vida e infraestrutura  aos moradores da região. A real importância é a eficiência na gestão desses projetos e atração de investimentos privados para áreas de interesse público”, explicou Estefani.

Para ela, foi uma grande satisfação ter a oportunidade de participar do Prêmio CFA Guerreiro Ramos. O incentivo veio de um professor que ela admira muito: o mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional, especialista em Gestão, Controladoria e Finanças, Adm. Esdras Warley.

“Sinto-me muito honrada pelo fato de ter alcançado o segundo lugar. Foi uma experiência incrível, sensação de muita alegria!”, citou.

MARILZA TRINDADE MENDONÇA

A administradora Marilza Trindade Mendonça foi a vencedora do Prêmio CFA Guerreiro Ramos, categoria “Prática Inovadora”. Ela é servidora concursada na Prefeitura de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e atualmente é diretora de Administração e Finanças da Fundação Municipal de Esportes (Funesp).

Antes de ingressar na Administração, Marilza já tinha outras duas profissões: a de professora de Karatê e Tecnóloga em Processamento de Dados. A mudança de carreira aconteceu em 2010, quando ela foi aprovada no vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

“Resolvi cursar Administração, pois sempre me identifiquei com a Gestão. Acredito que para iniciar na área, é preciso encarar os desafios como oportunidades para o desenvolvimento, focando na condução da empresa ao crescimento e no desenvolvimento das pessoas em primeiro lugar, pois são o bem mais precioso de uma empresa”, pontuou.

Com o trabalho intitulado “Incubadoras 3.0: Transformando as Incubadoras de Empresas do Município de Campo Grande (MS) em Ambientes de Inovação Contemporâneos”, Marilza mostrou o projeto inovador que desenvolveu durante a sua atuação profissional na Superintendência de Fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Incubação, de Campo Grande.

A iniciativa  trouxe contribuições significativas para o município, pois promoveu a modernização das incubadoras municipais, o fortalecimento do ecossistema empreendedor e a oferta de espaços inovadores para empreendedores incubados. 

“Ao aliar minhas práticas profissionais ao Doutorado em Administração, compreendi a importância de potencializar as incubadoras de empresas do município. Meu projeto visou entregar algo arrojado, um ambiente e gestão condizentes com as demandas do mercado tecnológico e inovador”, ressaltou a administradora.

Marilza destacou a importância do projeto, que proporciona segurança jurídica, captação de recursos para reformas estruturais, modernização dos ambientes das incubadoras e oferta de serviços baseados nos oito eixos da Administração. O projeto, quando plenamente implementado, visa elevar as incubadoras municipais a um patamar internacional.

“Este prêmio é um reconhecimento para nós, profissionais técnicos, que muitas vezes possuem trabalhos invisíveis, mas que fazem toda a diferença para as pessoas e empresas. Demonstramos que nossas habilidades multifacetadas podem influenciar no desenvolvimento sustentável de qualquer área. O prêmio do CFA consolida o empenho, estudos e dedicação, motivando-nos a seguir em frente”, finaliza Marilza.

R$ 50 mil em prêmios

Todos os trabalhos inscritos foram avaliados por um comitê julgador que analisou questões como relevância social, caráter inovador, resultados alcançados, entre outros aspectos.Os três melhores trabalhos de cada categoria receberam prêmios em dinheiro e troféus. Foram oferecidos R$ 50 mil em prêmios. O vencedor foi, ainda, reconhecido por meio de um selo de qualidade que pode ser usado e aplicado em cartões de visita, currículos, assinaturas de e-mails e páginas na Internet.



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA