Você está visualizando atualmente CFA ressalta a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos

CFA ressalta a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos

Nesta sexta-feira, 22, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a humanidade sobre a importância da preservação hídrica. E, de fato, há razões para se preocupar: muitos lugares sofrem com a falta de água e oceanos, mares e rios são vítimas da poluição e desvios de curso.

De acordo com a ONU, o Brasil detém 14% da reserva de água doce do mundo, mas atualmente sofre com a escassez de água. Em algumas cidades brasileiras, o abastecimento ainda acontece por meio de caminhão pipa. Além disso, só 60% da população urbana têm acesso a rede de esgoto no país. Para especialistas, isso acontece porque a gestão dos recursos hídricos no país ainda não é eficiente.

Para auxiliar os gestores públicos nessa tarefa, o Conselho Federal de Administração (CFA) elaborou o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégicas de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). Por meio da ferramenta, é possível avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores. Por meio dos indicadores, é possível avaliar a gestão de forma detalhada.

Entre os indicadores do Sistema estão: Tarifa média praticada, Despesa de Exploração por m³ Faturado, Despesa de Pessoal por m³, Despesa de Serviços de terceiros por m³, Índice de Coleta de Esgoto, Índice de Tratamento de Esgoto e Índice de Perdas por Ligação. Os dados do CFA-Gesae são coletados com base nas informações passadas pelo Sistema nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS/MC).

O CFA percorreu o país levando o CFA-Gesae para os gestores municipais. A nova gestão da autarquia fez uma análise recente da ferramenta e, em reunião com a equipe técnica, o presidente da autarquia, Mauro Kreuz, já adiantou que a diretoria vai traçar um novo plano de ação para o Gesae a fim de alcançar mais resultados.

O CFA-Gesae está disponível para os gestores e toda a sociedade desde 2018. Ela foi criada por meio de convênio com o Conselho Federal de Administração (CFA) e visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico dos serviços públicos de água e esgoto.

Acesso: a prefeitura que desejar acessar a ferramenta precisa ter um funcionário que seja profissional de Administração registrado no CRA e habilitado pela Universidade Corporativa do Administrador. Ele receberá um login e senha para entrar no sistema Gesae. Para isso, basta fazer a solicitação por meio do e-mail cfa@cfa.org.br.

Assessoria de Comunicação CFA