Entre os dias 22 e 25 de abril de 2025, o Conselho Federal de Administração e o Conselho Regional de Administração do Maranhão realizaram, em São Luís, o Workshop e Treinamento de Governança e Controle, com foco no Painel Gerencial, no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção do TCU e no Aprimoramento da Transparência no Sistema CFA/CRAs.
Voltado para conselheiros regionais, autoridades, profissionais registrados e colaboradores do CRA-MA, o evento teve como propósito fortalecer as práticas de governança e controle na Administração pública e privada, promovendo uma gestão mais ética, eficiente e transparente.
A capacitação foi conduzida pelo diretor da Câmara de Governança, Controle e Compliance do CFA, Adm. Fábio Mendes Macedo, e pelo coordenador da Câmara, Adm. Cássio Mattos, que compartilharam conhecimentos práticos e estratégicos sobre ferramentas essenciais à boa gestão, com destaque para o Painel Gerencial, plataforma que auxilia os CRAs na tomada de decisões baseadas em dados,e para os pilares do Programa do TCU voltado à prevenção da corrupção nas organizações públicas.
A presidente do CRA-MA, Adm. Vilma Moraes Heluy, foi destacada pelo empenho e receptividade, junto com sua equipe, na organização da programação. Para o CFA, eventos como este reforçam a missão do Sistema em promover a qualificação continuada dos profissionais de Administração e garantir que os princípios da integridade e da responsabilidade estejam cada vez mais presentes na cultura organizacional.
“Uma administração ética e transparente depende de uma governança eficaz e de um compromisso permanente com o controle e a integridade”, ressaltou o diretor da Câmara de Governança, Controle e Compliance do CFA, Adm. Fábio Mendes Macedo.
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA