Um dos painéis mais prestigiados no XXIX Encontro Brasileiro de Administração (Enbra) tratou do assunto “Administração para gerar resultados através do marketing”. O tema foi abordado pelo administrador e jornalista, Guarany Júnior; o diretor de Comunicação e Marketing do CFA, Adm. Gelson Uecker; e do administrador Ivan Calderon.
O primeiro a falar foi Guarany. De forma bem humorada, ele interagiu com o público e deu um show de simpatia e, sobretudo, conhecimento. Ele já iniciou perguntando “o que é administrar?”. Mas, e o marketing? “É preciso saber usá-lo”, disse o jornalista.
E saber usar é ter sensibilidade para identificar o timing e ter habilidade para tomada de decisão. Além disso, é preciso imprimir o ritmo da velocidade e se manter atualizado. “Garimpar a melhor informação porque os clientes são diferentes”, afirmou, citando o exemplo da Leila, a primeira mulher eleita presidente do Palmeiras.
Outro ensinamento de Guarany para os gestores de marketing é “a empresa tem que ter a cara do dono e ter nomes fortes na mídias”. “Para gerar resultados, marketing criativo personalizado.”, exortou o palestrante.
Administrar pelo marketing é entender que a marca quer ser lembrada. Mas, contudo, é preciso focar num posicionamento inteligente. “Seja visto estrategicamente, para ser lembrado estrategicamente”, comentou.
Em seguida, Gelson fez uso da palavra. “Não tem como ter resultado na empresa se não for por meio do marketing. O marketing, hoje, é um processo social, como já disse Kotler”, falou o diretor do CFA.
Mas, onde está o grande desafio do marketing? O questionamento foi feito por Gelson para alertar que, hoje, um dos grandes desafios é chegar até o público em meio a tanta distração social. “Vivemos em um mundo de efeito Google. E como vou fazer a minha empresa aparecer na sua busca? Então, as empresas têm que estar na internet e nas redes sociais”, disse.
Gelson tocou em outro assunto relevante para o marketing: Inteligência Artificial. Essa tecnologia, segundo ele, fornece dados com agilidade, o que ajuda na tomada de decisão. “As empresas precisam trabalhar com IA para se manterem competitivas”, pontuou.
O painel terminou com os palestrantes atendendo aos questionamentos do público, que lotou o auditório A1, do Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, no terceiro e último dia do XXIX Enbra.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA