Você está visualizando atualmente Luta pelo piso salarial avança com aprovação de indicação na ALEPE

Luta pelo piso salarial avança com aprovação de indicação na ALEPE

O Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE) obteve uma importante vitória na luta pela valorização dos profissionais da área. Em articulação com o deputado estadual Jarbas Filho (PSB), o Regional conseguiu a aprovação de uma indicação na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) para que o governo institua o piso salarial para os administradores que trabalham na iniciativa privada.

O pedido aconteceu na sessão plenária desta quarta-feira (10) e foi votado e aprovado por unanimidade no plenário da Casa Joaquim Nabuco. A demanda se baseia na Lei Complementar Federal 103/2000, que permite que os estados e o Distrito Federal instituam, mediante lei de iniciativa do poder executivo, o piso salarial para empregados que não têm uma base definida por lei federal, convenção ou acordo coletivo, como é o caso dos administradores em Pernambuco. Dessa forma, cabe à governadora Raquel Lyra elaborar o Projeto de Lei para a criação do piso salarial, que será apreciado pela ALEPE.

O Conselho Federal de Administração também está lutando para estabelecer um piso salarial nacional para os profissionais da área que trabalham na administração pública, com o Projeto de Lei 2644 de 2022. Em outros estados, como o Piauí, já há uma base salarial determinada para os administradores, inclusive para aqueles que se formaram em cursos tecnológicos, registrando uma importante vitória graças ao CRA-PI, que lutou pela lei estadual 7897.

Com essa importante conquista, o CRA-PE espera que os administradores do setor privado recebam um salário justo e compatível com as tarefas que desempenham, valorizando a profissão e estimulando a busca pela qualificação. O apoio do deputado Jarbas Filho e a aprovação da indicação pela ALEPE são fundamentais nesse processo, demonstrando o reconhecimento da importância dos administradores para o desenvolvimento do estado e do país.



Fonte: CRA-PE