Você está visualizando atualmente Inteligência artificial em debate no Erpa Nordeste

Inteligência artificial em debate no Erpa Nordeste

“Impactos e desafios da Inteligência Artificial na governança, integridade e compliance” foi o tema do painel que abriu a programação da tarde deste segundo dia do Encontro Regional de Administração da Região Nordeste (Erpa Nordeste) e do XXIV Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco).

Subiram ao palco do evento o diretor Executivo da Damicos Consultoria, Adm. Fábio Rocha, e o diretor de Governança, Integridade e Compliance do CFA, Adm. Fábio Mendes Macedo. A mediação do debate foi conduzida pelo co-fundador e CEO do Grupo Rede+ e Presidente do Instituto Inova+, Adm. Rodrigo Paolillo.

Fábio Macedo começou falando dos conceitos de governança e compliance. “A partir do momento que a gente tem transparência, passamos a ter mais confiança e reconhecimento do público”, explicou.

Para o diretor, pensar em governança e compliance é pensar numa mudança de cultura. “O Brasil precisa acabar com a cultura do jeitinho”, alertou Fábio Macedo. Na palestra, ele compartilhou experiências e ressaltou que o grande diferencial dos profissionais de Administração é saber fazer as perguntas certas.

“A resposta o ChatGPT já tem, mas a IA não é capaz de produzir e refletir conhecimento”, comentou, ressaltando que um dos males do Brasil é a ausência de um plano estratégico de nação.  “O que adianta discutir IA se a gente não sabe para onde queremos ir?”, refletiu.

Fábio Rocha comentou que, para mudar isso, é preciso mudar o mindset. “Essas mudanças não acontecem de uma hora para outra. Tem que começar com uma mudança de cultura”, comentou.

OLA e CFA

Os dirigentes da Organização Latino-Americana de Administração (OLA) voltaram a se reunir no período da tarde. A fim de ampliar a cooperação entre o CFA, eles se encontraram com diretores da autarquia. O encontro, assim como o que aconteceu pela manhã, foi restrito aos dirigentes.

Gestão do conhecimento na era da IA

O professor, administrador e CEO do Grupo Dinamizador, Jorge Cabral, proferiu uma palestra super dinâmica e interativa. Ele foi um dos conferencistas do painel “Gestão do conhecimento na era da IA” juntamente com o professor e administrador Haroldo Peón; com o vice-presidente da Academia Baiana de Ciência da Administração, Adm. Jair Santos; e o presidente do CRA-RN, Adm. Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti.

Todo o debate foi mediado pela diretora de Desenvolvimento Profissional e Vice-Coordenadora da Comissão Permanente ADM Mulher do CRA-BA, Admª Elisângela Julião Cardoso. Segundo Jorge, a gestão do conhecimento é uma área fundamental para o sucesso das organizações. “A IA pode nos ajudar a melhorar ainda mais esse processo”, disse.

Peon comentou que a essência da gestão do conhecimento é ter o conhecimento como vantagem competitiva. “Num mundo globalizado, quem tem conhecimento com aplicação tem o poder”, falou o palestrante.

Ele comentou, ainda, que a gestão do conhecimento desempenha um papel crítico na era da inteligência artificial, capacitando as organizações a tirar o máximo proveito dessa tecnologia, tomar decisões informadas e inovar de maneira eficaz. “Ela também auxilia na mitigação de riscos e na adaptação às rápidas mudanças tecnológicas, garantindo que as organizações continuem competitivas e éticas em um mundo impulsionado pela IA.”, detalhou Peon.

O presidente do CRA-RN comentou que ainda há pessoas que acham que a gestão do conhecimento é oferecer cursos de capacitação. “É preciso saber interagir com a IA para conseguir extrair algo de relevante dela”, opinou Flávio Emílio.

Como converter ou levar conhecimento para a máquina e as questões éticas e sociais ligadas a IA foram as questões levantadas pelo administrador Jair.

Casos de sucesso

O Erpa Nordeste separou um momento para apresentação de cases de sucesso. Foram selecionados três projetos que se destacaram na área de gestão e inovação. Um deles foi na área do empreendedorismo feminino.

O relato foi feito pela diretora de Administração da ABCA, Admª Maria Isabel Vitória de Carvalho. A iniciativa chamada de “Inventividade” foi uma ação voltada para o público da terceira idade. A ideia da proposta é combater o etarismo e a ideia de que as pessoas mais velhas não podem ser produtivas.

Outro case foi a formatação do artigo vencedor do prêmio João Eurico Matta de Administração cuja autoria é do Adm. Pedro Canna Brazil Ramos. A equipe Invictus, que venceu o Prêmio na modalidade hackathon, também foi um caso de sucesso que o público conheceu no Erpa Nordeste.

O Prêmio, instituído em 2023, tem por finalidade a valorização e divulgação da produção científica realizada por Profissionais de Administração registrados no CRA-BA e estudantes egressos de cursos conexos à Administração oferecidos pelas instituições de ensino situadas no Estado da Bahia, que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração.

Painel Conamerco

A noite foi encerrada com o painel Conamerco “Gestão das mudanças em tempos de inteligência artificial”. O tema foi debatido pelo diretor da CRIE/CFA, Adm. Júlio Francisco Dantas Rezende; pela vice-presidente da OLA – Zona Norte (República Dominicana), Dra. Pátria Fernández Veras; e pelo diretor adjunto da OLA (Bolívia), Marcelo Guillen Loayza.

O presidente do CRA-BA, Adm. Márcio de Miranda Leite e Oiticica, e o CEO da SDB Energia Solar, Adm. Marcos Dias Rego mediaram  o painel. Segundo Pátria, é preciso mudar os estereótipos administrativos e direção nos negócios. “As organizações devem ser mais flexíveis, ter maior participação dos colaboradores e uma direção mais horizontal”, esclareceu.




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA