Você está visualizando atualmente IGM-CFA é apresentado como solução para gestão na Bahia

IGM-CFA é apresentado como solução para gestão na Bahia

Evento em CRA-BA divulgou ferramenta e destacou sua importância para performance dos municípios

Na última sexta-feira (3/12), integrantes do Conselho Federal de Administração (CFA) participaram do 5º Fórum de Gestão Pública, promovido pelo Conselho Regional de Administração do estado da Bahia (CRA-BA). Transmitido on-line, na ocasião, o diretor da Câmara de Gestão Pública, Fábio Mendes Macêdo, falou sobre a importância e o funcionamento do “Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA)” para os estados e municípios.

“A ferramenta consolida dados de mais de 5 mil municípios brasileiros e contribui diretamente com subsídios estatísticos para tomadas de decisão e promulgação de políticas públicas. Permite, ainda, ao gestor público mais embasamento para planejar a gestão municipal e executar ações com mais segurança e transparência”, explica Macêdo.

O IGM-CFA é uma ferramenta criada pela autarquia federal que visa auxiliar os gestores públicos a entender por meio de dados consolidados, fornecidos pelos próprios municípios, quais são as áreas (pastas municipais) que precisam de atenção e melhoria. A ferramenta analisa os municípios nas dimensões ‘finanças’, ‘gestão’ e ‘desempenho’.

Por meio do IGM-CFA, é possível acompanhar desde a evolução, ano a ano, nos quesitos descritos, como também comparar os números junto a outros municípios com características semelhantes. A estrutura da ferramenta é baseada na análise de dados brutos (denominados variáveis), cuja média serve de base para a criação dos indicadores.

Importância

Para a presidente do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), Maria da Graça Pitiá Barreto, o Brasil precisa de mais eventos que discutam a gestão pública, tendo em vista o impacto do tema na vida de milhões de pessoas. A administradora elogiou a iniciativa e disse que o estado da Bahia tem se empenhado em transmitir tais conhecimentos.

“É importante que todos conheçam e façam uso dessa ferramenta. Parabenizo a todos que estão envolvidos em disseminar esses conhecimentos, bem como incentivar o uso para o bem da administração pública brasileira”, disse.

Já para o diretor de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), Edmilson Souto, é fundamental que a ferramenta seja divulgada a todos os estados brasileiros antes das eleições de 2022. Ele ressaltou a contribuição do Sistema CFA/CRAs no desenvolvimento de soluções que possam auxiliar os gestores públicos a terem subsídios para tomada de decisões.

“Sem dúvida o IGM representa um grande avanço para a sociedade brasileira. As pessoas precisam, no entanto, além de conhecer, utilizar de fato a ferramenta e tratar a gestão com a precisão e razoabilidade que o tema merece”, disse.

Leon Santos – Assessoria de Comunicação CFA