Na última sexta-feira, dia 8, aconteceu na Câmara Municipal de Paracatu-MG o “II Seminário de Combate à Corrupção e Fomento à Transparência”. Na ocasião foi apresentado o ‘Índice CFA de Gestão Municipal (IGM-CFA)’ aos gestores públicos presentes e ao público geral.
Criado para ser uma ferramenta de consulta e comparação entre municípios, o IGM-CFA mede parâmetros em três grandes dimensões: finanças, gestão e desempenho. A partir dos dados nele publicados, o município pode realizar melhorias em diferentes pastas ou secretarias.
Para Emerson Andrade, administrador, conselheiro suplente e representante do ‘Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG)’, o evento foi importante para apresentar a ferramenta aos presentes, bem como esclarecer seu modo de funcionamento. “Sem dúvida é um momento importante, tendo em vista que o País clama por mais transparência e competência no que se refere à gestão; além disso, é um bom momento tendo em vista que ano que vem já teremos as eleições municipais”, diz.
Segundo o coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Marcelo Gomes, o evento teve entre seus objetivos o enfoque na transparência e no controle social. Desse modo, trouxe à tona os dados da cidade de Paracatu e os confrontou com a realidade local.
Na ocasião, o IGM-CFA mostrou informações fidedignas entre a realidade municipal e os dados apresentados, sendo elogiado pela plateia presente. Para o representante do CFA, a ferramenta deveria ser mais utilizada pelos gestores públicos, uma vez que traz o que há de mais importante em termos de dados divulgados pelos próprios municípios brasileiros.
“O IGM-CFA é uma ferramenta que dá muitas possibilidades de análise e reflexão em termos de gestão pública. Quem souber utilizá-lo bem poderá trazer inúmeros benefícios para o seu município”, sentenciou Gomes.
Da assessoria de comunicação do CFA