Começou, na tarde desta quinta-feira, 15/5, o Encontro Regional de Administração da Região Sul (Erpa Sul). O evento, promovido pelos Conselhos Regionais de Administração de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), reúne estudantes de Administração, profissionais de Administração, gestores públicos, autoridades e público em geral em Florianópolis-SC.
Com o tema “60 anos de Administração no Brasil: Conquistas, Desafios e o Futuro da Administração”, o Erpa Sul proporciona um espaço de diálogo sobre a profissão, abordando oportunidades de negócios, políticas públicas e os desafios da gestão no mercado local e regional.
A programação do primeiro dia do Erpa Sul trouxe painéis com temas provocativos. Com palestras simultâneas, ocorrendo em salas diferentes, o evento proporcionou momentos de troca de experiências, discursão e reflexão dos assuntos que moldarão o futuro da Administração.
Gilmar Lorenceti abriu a programação com a palestra “Desafios dos novos Prefeitos e Prefeitas nas compras públicas sob o viés da Lei nº 14.133/2021: O papel crucial do Profissional de Administração”. Ao lado da sala onde ele estava, ocorreu o painel “Da Educação à Prática: IA como Aliada na Formação Estratégica do Profissional de Administração” e contou com a participação de Patrícia de Sá Freire, Kelly Cristina Tonani Tosta, Julio Rezende, Domingos Sávio Spezia e Isabela Muller.
A Inteligência Artificial também foi o assunto central do painel “Administra aí sem IA: A Base é a Formação Acadêmica, mas a Experiência dá o Know How”. A ouvidora do CFA, Admª Adriana Rodrigues; o diretor de Administração e Finanças do CFA, Francisco Costa Xikyn; Zena Becker e Gerson dos Santos Sicca compartilharam suas experiência com histórias reais de superação, estudos e muita dedicação.
A tarde foi finalizada com o painel “Novas Diretrizes da Norma Regulamentadora NR1 – Gestão de Riscos Psicossociais”, que foi conduzida por Rose Vendrami, Roberto Martins da Silveira Junior, Daniela Zanatta e Luciana Bervian. Além disso, ocorreu o painel “Mulheres que lideram: autonomia como ato de coragem”, que contou com a participação de Carla Lourença, Niceia Wünsch e Vanilsa Pereira Silvano de Oliveira.
Após a rodada de painéis e palestras, o público se reuniu no auditório principal do evento para prestigiar a solenidade de abertura, que foi seguida de palestra.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA