No momento, você está visualizando Heineken traz ao Brasil seu programa global de trainees

Heineken traz ao Brasil seu programa global de trainees

O Brasil recebe pela primeira vez a oportunidade do programa global de trainee da Heineken, o famoso Global Graduate Program Heineken. As inscrições estão abertas até o dia 13 de abril, domingo, e o salário é de R$8.500,00 com a soma dos benefícios.

Essa oportunidade tem a duração de 18 meses, um ano e meio, e conta com a chance de uma experiência internacional. Por isso, um dos pré-requisitos para a candidatura é a habilidade com a língua inglesa.

Mas o que é um programa trainee?

Esse tipo de programa vai além de praticar o que é ensinado no curso, como uma forma de preparar os candidatos a uma posição de liderança, desenvolver e reter talentos com capacidade diferenciada. O trainee coloca os estudantes, ou recém-formados, ao lado de gestores, CEOs, lideranças, e etc, para crescer profissionalmente com quem tem um currículo vasto de competências.

Muitas vezes, o trainee pode enfrentar desafios, receber treinamentos e até participar de projetos estratégicos, proporcionando um crescimento na empresa e uma possível efetivação no futuro. Vale lembrar que cada programa trainee tem seu próprio processo, etapas e cronogramas, podendo usar métodos distintos para a integração dos selecionados.

Em programas trainee, diferente de algumas vagas de estágio onde você atua somente na área exigida, existe o ‘job rotation’, traduzido como um rodízio de trabalho, o que faz com que o participante passe por diferentes ramos dentro da mesma organização. Essa rotatividade incentiva a descoberta e desenvolvimento de diversas vocações, seja no marketing, na gestão de pessoas, entre outros.

O jovem Ian Nunjara foi trainee da Heineken, pelo Leadership Experiences voltado para quem já está no mercado de trabalho, e compartilhou sua trajetória no podcast “Tem Jogo”. No episódio: COMO É SER TRAINEE NA HEINEKEN?, ele conta como é trabalhar em uma das maiores empresas de bebidas do mundo, inclusive fala que no programa trainee há uma cultura de feedback, no modelo um a um, e que tem um procedimento de compreender cada participante.

“No programa de trainee, você entra e tem todo esse acompanhamento com seu gestor, com RH, na área que você está treinando, e no paralelo, a gente também tem o treinamento que são as mentorias com os diretores”, contou Nunjara.

De trainee a CEO

Vini Dalla Rosa/Renner/Divulgação

Apostar em um processo seletivo desses pode abrir a porta para o mercado de trabalho de forma rápida. Um exemplo de trainee bem sucedido é o Fábio Faccio, atual CEO da Lojas Renner. Começou na empresa aos 21 anos, em 1999, desde então iniciou uma caminhada ascendente de gerente a gerente-geral de lojas, ocupando também um cargo de diretoria.

Ter trabalhado em outras áreas fez com que Faccio expandisse os conhecimentos sobre negócios, se tornando um profissional altamente capacitado e, por isso, foi sugerido ao cargo de CEO pelo conselho da organização. Substituindo o executivo José Galló, com 27 anos de casa, e assumindo a liderança da Renner.

A oportunidade de trabalhar na Heineken, através do Global Graduate Program Heineken, oferece três fases de desenvolvimento e a chance de ampliar suas habilidades.