Você está visualizando atualmente Grandes nomes da Administração fecham o Erpa Nordeste

Grandes nomes da Administração fecham o Erpa Nordeste

Desafios para atrair talentos, tecnologia e inovação dominaram o último dia de debates


Caruaru reuniu grandes nomes da área no Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Nordeste 2024. E nesta sexta, 7/6, a manhã de debates começou com um painel de Recursos Humanos sobre os desafios e estratégias na gestão de talentos criativos.

“Será que eu empresa não estou exigindo muito não? Porque, às vezes, eu quero um Super-Homem, uma Mulher-Maravilha, que fale um idioma fluente, que tenha isso, que tenha aquilo, e a pessoa vai tirar xerox quando entra na empresa. Não desmerecendo, tá gente? Mas assim, qual é a coerência que nós temos? E pior, a gente quer um super-herói, e a gente remunera como a pessoa que está tirando xerox”, apontou a coordenadora da Comissão ADM Mulher do CRA-PE, Adm. Fabiana Soares.

A administradora considera a diversidade e inclusão como uma das mais importantes estratégias para lidar com talentos de mentes brilhantes e criativas. O presidente do CRA-RN, Adm. Flávio Emílio Cavalcanti, concordou e elencou competências e atitudes que nenhum profissional pode abrir mão, como pensamento analítico, criativo e inovador, resiliência, flexibilidade e agilidade, motivação e autoconsciência.

“Assim como curiosidade e aprendizado contínuo. Ir atrás, inclusive, de conhecimentos e informações fora da área de Administração. Ampliar o espectro. Ninguém aguenta gente monotemática não, pessoal. Você conhece gente assim”.

Outro painel temático que ocupou o centro das atenções na manhã desta sexta-feira foi sobre o papel da tecnologia e da inovação na transformação e crescimento da Cadeia Criativa.

“A gente não produz nada físico, certo? Então, a gente não produz um smartphone, por exemplo, mas a gente produz toda a tecnologia que está dentro dele. Qualquer smartphone de vocês aqui tem uma tecnologia feita dentro do Porto Digital, seja da Apple,a Motorola, da Samsung, porque o Centro de Inteligência Artificial da Samsung está lá dentro também”, destacou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, parque tecnológico de Recife.

“Então a importância dessa área é gigantesca para todas as áreas de conhecimento. E a Administração não poderia ficar de fora, obviamente. Vocês, enquanto da área de administração, podem também agregar uma formação tecnológica de qualidade para poder moldar o ambiente que vocês estejam trabalhando futuramente”, complementou o coordenador acadêmico do Centro Universitário UNINASSAU Caruaru, José Marcone Lira.

Já pela tarde, o último dia do ERPA Nordeste 2024 em Caruaru centralizou os painéis em dois outros eixos temáticos. Gestão Pública foi um deles. O debate sobre políticas públicas para o fomento da economia criativa contou com a contribuição do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa do Município de Caruaru, Pedro Augusto Cavalcante de Andrade, que revelou uma novidade.

“O novo Espaço é o Armazém da Criatividade, ele será mais acessível, mais inclusivo e promoverá inovações e um impacto para todas as regiões, dialogando diretamente com a estação criativa. Ao longo, será suporte da inovação e empreendedorismo, em especial em economia criativa, com moda, design, música, cinema, que são vocações que a nossa região tem e que serão alcançadas brevemente”.

A diretora de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Camila Bandeira, destacou o sucesso de outra iniciativa do estado, realizada por meio da economia criativa.

“A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina e, assim, disparada da segunda. A gente tem, pra vocês terem uma ideia, cerca de 5 mil expositores durante 12 dias de evento. São 315 mil pessoas circulando na feira, o que gerou um impacto econômico de 52 milhões de reais no ano passado.

Por fim, os participantes puderam aprender mais sobre o tema “Sustentabilidade, Gestão de Projetos e Economia Criativa: Prioridades na agenda das organizações” com o administrador Edson Cedraz, sócio líder da Prática de Strategic Risk da Deloitte. Ele aproveitou o encontro para deixar um recado às novas gerações de profissionais.

“Vocês têm na mão oportunidade de fazer algo diferente do que eu tinha na época que me formei, que o caminho era praticamente fazer um concurso para ser funcionário público ou talvez abrir o meu próprio negócio tradicional, um comércio, um varejo ou alguma indústria e o mundo hoje abre as portas de uma maneira bem diferente”.

Os futuros profissionais de administração também foram advertidos pelo presidente do Project Management Institute da Paraíba, Adm. Márcio Gomes.

“Então, para vocês que estão em uma profissão, cujo daqui a alguns meses sairão formados administradores egressos na nossa linguagem acadêmica, vão sair como clínicos gerais, comecem a se ligar ainda no período que vocês estão, e não é o que vocês acham, nem o que eu acho, o que o Edson acha, ou qualquer um de nós achamos. Pesquise o que o mercado pede”, recomendou ele.

O Erpa Nordeste, realizado pela primeira vez em Pernambuco, contou com mais de 900 participantes. Durante dois dias, o evento reuniu, no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, grandes nomes da Administração que compartilharam experiências enriquecedoras sobre “Administração na Economia Criativa”.

A economia criativa é um termo dado a modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual das pessoas, com o objetivo de gerar trabalho e renda.

O Erpa Nordeste foi uma realização do Conselho Regional de Administração de Pernambuco, em parceria com os regionais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Conselho Federal de Administração.

 

 

Adriana Mesquita

Assessoria de Comunicação CFA