Gestores municipais conhecem o CFA-Gesae

Gestores municipais conhecem o CFA-Gesae

O Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) foi apresentado para o prefeito de Nova Alvorada do Sul-MS, Arlei Barbosa. O evento aconteceu em Campo Grande-MS, nesta quarta-feira, 17, e contou com a presença da diretora da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do Conselho Federal de Administração (CFA), Gracita Barbosa e o administrador idealizador do Gesae, José Antônio Campos Chaves.

Após a reunião, ficou determinado que o CFA e a prefeitura irão celebrar um acordo de cooperação técnica. Além disso, será realizada uma audiência pública, no dia 20 de maio, com a presença de todas as autoridades municipais para tratar do acordo e falar sobre o Gesae.

Gracita e Antônio Chaves também se reuniram com o prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad, com o diretor presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (AGEREG), Vinicius Leite Campos; com o secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio César Lacerda Alves; com o secretário Municipal de Gestão, Agenor Mattielo; e com a diretora presidente da Água Guariroba, Lucilaine Tenório Medeiros.

Hoje, 18, foi a vez do deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Coronel David (PSL) conhecer o CFA-Gesae. A ferramenta foi apresentada por Gracita e Antônio Chaves.

Saiba mais

O CFA-Gesae está disponível para os gestores públicos e privados. A ferramenta visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

O produto nasceu após o Debate Qualificado sobre saneamento, promovido pelo CFA. O CFA-Gesae permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores. Por meio dos indicadores, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento total de água; índice de coleta de esgoto; e índice de tratamento de esgoto.

As dez áreas-chaves são: Governança e transparência da prestação dos serviços; Sustentabilidade da gestão dos recursos hídricos; Transparência tarifária; Transparência econômica e financeira; Qualidade na prestação dos serviços; Qualidade do produto; Transparência na gestão de pessoal; Eficiência comercial e financeira; Transparência na gestão das despesas; e Eficiência nas operações de água.

Além dos gestores, a ferramenta está disponível para qualquer pessoa. A proposta é estimular a participação mais efetiva da população. Ao acompanhar anualmente esses indicadores, o cidadão pode saber se os recursos estão sendo aplicados da forma correta e se eles estão melhorando a qualidades dos índices.

Os dados do CFA-Gesae são coletados com base nas informações fornecidas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS/MC). A última atualização dessas informações foi feita em 2019 com ano base 2017. O SNIS também serviu de base para o estudo feito pelo Instituto Trata Brasil.

O CFA-Gesae está disponível em www.gesae.org.br. Confira, abaixo, o passo a passo para acessar a ferramenta:

 

  1.    Acesse www.gesae.org.br
  2. Login: publico / Senha: publico
  3. Clique na opção “Benchmarking” localizada ao lado esquerdo do site;
  4. Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
  5. Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;
  6. Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
  7. Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome do município. Pode colocar mais de um nome de município.
  8. Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.
  9.    Pronto! A ferramenta gerou os resultados.

Assessoria de Comunicação CFA

 

Fechar Menu