Você está visualizando atualmente Fórum Permanente de MPEs planeja atividades para 2020

Fórum Permanente de MPEs planeja atividades para 2020

Iniciativa visa aumentar força do grupo em prol do desenvolvimento do setor no país

Na última quarta-feira (2) aconteceu no auditório do Sebrae, em Brasília (DF), a segunda Reunião Plenária do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas. O evento contou com a presença de representantes das câmaras temáticas do Fórum, como o conselheiro federal do CFA, Mauro Leonidas, e do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Costa.

Outras autoridades também estiveram no evento, como o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Inovação — do Ministério da Economia, Gustavo Ene; e a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (que é também secretária técnica do Fórum Permanente), Juliana Natrielli.

Entre os assuntos abordados no evento estavam a apresentação de resultados parciais de cada comitê temático, o lançamento da 3ª edição da Semana Nacional de Crédito e a apresentação da nova estrutura do Fórum Permanente das MPEs (presidência e secretaria técnica). Também aconteceu a indicação de projetos prioritários da Subsecretaria do Fórum e as apresentações: da Plataforma de Oportunidade-MicroLegis e da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das MPEs.

Para o secretário Gustavo Ene, a linha de crédito pode ser uma poderosa ferramenta para alavancar as MPEs em seu desenvolvimento. “Para vermos as empresas crescerem, temos que produzir bons resultados e desenvolver um sistema de crédito, gerando um ciclo vitorioso de novos investimentos”, comentou.

O fórum trouxe, ainda, a proposta de agenda anual para 2020 e a divulgação do site institucional e do Instagram, do Fórum Permanente das MPEs. Durante a reunião, a subsecretária, Juliana Natrielli, ressaltou a importância em promover projetos segmentados e comprometidos com os pequenos negócios do país e apresentou as principais entregas do Fórum Permanente, relativas ao ano de 2019. 

Natrielli explicou a nova estrutura do Fórum, vinculado ao Ministério da Economia, e comentou a criação do novo Comitê Temático do Microempreendedor Individual. “Temos vivido um período de transição, mas esta é uma grande oportunidade de contribuirmos, ainda mais, com o desenvolvimento da economia e do setor, no país”, ressaltou.

Diante do que viu no Fórum, o representante do CFA, conselheiro Mauro Leonidas, avaliou com otimismo as iniciativas e propostas apresentadas durante o evento. “Creio que tem sido um período bastante produtivo. Mas tenho certeza de que podemos fazer, ainda mais, para contribuir com o crescimento das MPEs, em termos de capacitação e multiplicadores de conhecimento”, avaliou.

 Leon Santos – Assessoria de Comunicação (CFA)