APRESENTAÇÃO

A Fiscalização é a razão da criação do Sistema CFA/CRAs. Os Conselhos Federal e Regionais foram criados para a fiscalização e o acompanhamento das atividades dos profissionais de Administração, garantindo maior confiabilidade dos serviços prestados à sociedade pelas empresas e profissionais de Administração. Eles são dotados de poderes normativo, de fiscalização e de polícia para coibir o exercício irregular da profissão ou em desconformidade com determinados padrões de qualidade.
Noutro ponto, o registro em CRA é o que caracteriza o profissional e o legitima para exercer a profissão. Aos CRAs compete organizar e manter o registro dos profissionais de Administração, julga as infrações, impõe as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, além de expedir as Carteiras de Identidade Profissional.

COMPOSIÇÃO

Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior – DF  (Diretor)
Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa – PB  (Vice-Diretor)
Adm. André Luis Saoncela da Costa – RO (Membro)

PROJETOS

2019 – ENCONTRO NACIONAL DE FISCAIS DO SISTEMA CFA/CRAs – ENAF.

Descrição: Ampliar os conhecimentos dos Fiscais dos CRAs e mantê-los atualizados sobre assuntos pertinentes à habilitação legal por meio da concessão de registros a pessoas físicas e jurídicas e fiscalização do exercício da profissão de Administrador, propiciando a troca de experiências entre os mesmos e possibilitando a prestação de bons serviços aos Administradores, às empresas registradas, à sociedade e ao próprio Sistema CFA/CRAs.

2019 – OUVIR OS EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS REGISTRADOS SOBRE SUAS PERSPECTIVAS QUANTO A PROFISSÃO E O CRA.

Descrição: O principal objetivo desse projeto é conhecer os registrados e os empresários que contratam profissionais de Administração no sentido de se saber, seus anseios, seus desejos e suas aspiracões quanto ao que esperam do Sistema CFA/CRAs.

2019 – CIP DIGITAL.

Descrição: Esse Projeto visa acrescentar a Carteira de Identidade Profissional no sistema CFA/CRAs em formato digital, a exemplo da CNH Digital, onde a mesma será disponibilizada por meio de aplicativo em smartphones e tablets.

2019 – AÇÕES SOBRE RESPONSABILIDADE TÉCNICA.

Descrição: O principal objetivo nesse projeto é incrementar ações de fiscalização, de comunicação, de esclarecimentos e demais temas que abarcam sobre a Responsabilidade Técnica dos profissionais de Administração.

2019 – AÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA RESGUARDAR O ESPAÇO DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO.

Descrição: Para ingresso no serviço público em certos cargos da área da Administração, a exemplo do cargo de Analista Administrativo (cujas funções são privativas dos Administradores, conforme a lei nº 4.769/65), não é exigido no edital o curso de bacharelado em Administração, tampouco o registro profissional no CRA, o que caracteriza exercício ilegal da profissão de Administrador, de acordo com o §1º, art. 14, da lei nº 4.769/65.

Nesse sentido o CFA pretende se aproximar dos poderes públicos, objetivando conscientizá-los acerca da importância dos Administradores para a Administração Pública, assim como sobre o cumprimento de nossa lei.

2019 – CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE DOCUMENTOS PARA APRESENTAÇÃO EM CPLs E DISPONIBILIZAÇÃO AOS CRAs.

Descrição: O presente projeto visa oferecer aos fiscais dos CRAs, material de apoio para que os mesmos tomem as devidas providências nos procedimentos licitatórios cujo objeto do Edital é afeto à Administração e que não há se exige o registro em CRA.

2019 – DIFUSÃO DOS SEGMENTOS EMPRESARIAIS PERTENCENTES À ADMINISTRAÇÃO.

Descrição: O presente projeto objetiva difundir amplamente os segmentos empresariais pertencentes da Administração, utilizando dos meios que o CFA dispõe para propagar o mais longe possível sua posição.

REUNIÕES

12/02/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A reunião discutirá sobre o plano de trabalho da Câmara para o biênio 2019/2020 e também sobre outros assuntos relacionados a
Fiscalização e Registro Profissional.

20/03/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A reunião discutiu e aprovou sobre o plano de trabalho da Câmara para o biênio 2019/2020 e também sobre outros assuntos relacionados a
Fiscalização e Registro Profissional.

05/06/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A reunião discutiu assuntos de fiscalização e registro profissional como: – CIP Digital que deverá ser normatizada pelo CFA; ENAF – Encontro Nacional de Fiscalização; Atualização das Resoluções Normativas e; outros.

Os Conselheiros Federais membros da Câmara deram encaminhamentos sobre os assuntos debatidos.

EVENTOS

08/02/2019 – Entrevista do Diretor para a Rádio ADM.
Diretor da Câmara de Fiscalização e Registro do CFA – Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior – concederá entrevista para a Rádio Adm.

27 e 28/06/2019 – Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs – ENAF.

Encontro Nacional dos Fiscais do Sistema CFA/CRAs para debaterem sobre questões operacionais da fiscalização.

Fechar Menu