Eleição histórica marca recomeço da entidade após anos de inativação
Na manhã desta quarta-feira (10/07), o Plenário do Conselho Federal de Administração, em Brasília, foi palco de um pleito histórico: a eleição da nova Diretoria da Federação Nacional de Estudantes de Administração.
Ana Júlia Santos, do Centro Acadêmico de Administração da UNB, faz parte da chapa Juntos Somos FENEAD, eleita com oito votos contra seis da segunda colocada. A estudante fala dos próximos passos para dar continuidade ao trabalho de reestruturação da entidade, que ficou inativa por anos.
“A gente quer trazer mais visibilidade para o nosso curso e fazer com que as pessoas interajam e se sintam parte do curso porque vemos pessoas que fazem o curso de administração e estão muito separadas. Acreditamos que a diversidade e a inclusão das pessoas na Administração é um processo que faz toda diferença”.
Fã do CFA e do Conselho Regional de Administração, como se intitula, Ana Júlia confidencia que estudava 14 horas para entrar na UNB e após o feito, a meta seria justamente se aproximar dos órgãos de representação máxima na profissão no Brasil.
“E eu estou conseguindo pisar aqui agora, então estou muito feliz”.
Para Ariadne Veiga, que presidiu a Comissão Eleitoral da FENEAD, essa eleição foi tão necessária para recuperar a confiança no movimento acadêmico representativo dos estudantes de Administração de todo país.
“Nós, enquanto comissão, nos emocionamos muito nesses momentos finais, vendo os acadêmicos participando e se engajando em fazer isso. A nova diretoria nacional tem vários desafios pela frente, mas ela tem um suporte muito grande, com quem pode contar nesse momento para trazê-la de volta. Porque a federação vai precisar passar por uma reestruturação, devido ao tempo que ficou inativa e todas as transformações que aconteceram no nosso curso de Administração e na nossa profissão nesse tempo em que ela não estava em atuação’, destaca Ariadne.
Com um início difícil e pouco apoio, a integrante da Câmara Jovem do CRA-SC teve receio de não dar certo, pois a FENEAD estava descredibilizada, tendo sofrido até ataques. E mesmo sem saber o que estava por vir, a vontade de resgatar a federação foi maior e uniu cinco pessoas, cada uma de uma região diferente do Brasil, com interesse em comum. Juntas, elas trabalharam por nove meses para que a eleição fosse realizada. Além de Ariadne, a Comissão Eleitoral foi composta por Paulo Medeiros, coordenador 1 das Entidades de Base, Isabela Frazão, coordenadora das Chapas, Osni Jr., coordenador de Editais e Documentos, e Ailton Costa, Coordenador 2 das Entidades de Base.
“A gente teve que entrar em contato com muitas instituições de ensino para tentar encontrar os centros acadêmicos que estão ativos aqui no Brasil e para convencer eles a se filiarem. A gente teve que ir atrás de toda a documentação, procurar entender, explicar também para os centros acadêmicos e os interessados que também fizeram parte da reativação da FENEAD, mas foi muito gratificante, embora todo o trabalho”, garante Ailton Costa, que também participou do processo eleitoral em Brasília.
A difícil missão de resgatar a história e a força do movimento foi cumprida com maestria nesta quarta-feira, segundo a vice-diretora de Formação Profissional do CFA, Admª. Herlígenas Corrêa de Oliveira Araújo, que representou o presidente da Autarquia, Adm. Leonardo Macedo, e os demais membros da Diretoria no pleito que definiu chapa vencedora nas eleições da FENEAD.
Sai daqui todas as ações que vão fortalecer a Administração no Brasil. Então nada mais justo do que ouvir os estudantes, saber o que estão precisando, o que é necessário para a gente fortalecer nossa profissão no Brasil. E a FENEAD está em um novo momento, se reestruturou, está trazendo jovens, tem o CRA Jovem junto. Então é um momento ímpar para a Administração e para o Conselho Federal de Administração, especialmente para a Câmara de Formação Profissional, que se empenhou no trabalho de fortalecimento. Foi uma honra, para mim, participar dessa construção, com um movimento amadurecido e democrático. A gente conseguiu o sucesso e continua de portas abertas para recebê-lo.
O Conselho Federal de Administração teve um papel fundamental nesse trabalho de resgate de confiança da FENEAD. A representação máxima da profissão no Brasil não só cedeu a estrutura para a realização da votação como se empenhou nas ações em prol do movimento, criando, no ano passado, a Comissão Especial do Movimento Estudantil de Administração, que teve como uma das principais atribuições estão a de dar apoio à reestruturação da Federação Nacional de Estudantes de Administração (Fenead) em todo o país.
O trabalho conjunto com estudantes resultou na eleição organizada e transparente, que elegeu a nova diretoria que vai dar continuidade aos trabalhos na federação pelos próximos 12 meses. Três chapas concorreram no pleito e a vencedora foi eleita, em voto aberto, pelos representantes das Entidades de Base aptas pelo país.
Região Sul:
- Centro Acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Santa Catarina.
- Centro Acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Paraná.
- Centro Acadêmico da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Paraná.
- Centro Acadêmico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Paraná.
Região Sudeste:
- Centro Acadêmico da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Minas Gerais.
- Centro Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo.
Região Centro-Oeste:
- Centro Acadêmico da Universidade de Brasília (UNB) – Distrito Federal.
Região Nordeste:
- Diretório Acadêmico da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Bahia.
- Centro Acadêmico da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Bahia
- Centro Acadêmico da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Ceará.
- Centro Acadêmico da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Ceará.
- Centro Acadêmico da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Ceará.
- Centro Acadêmico da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) – Ceará.
- Centro Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Rio Grande do Norte.
- Centro Acadêmico da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Rio Grande do Norte.
Adriana Mesquita e Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA