Na tarde desta quinta-feira, 27/11, um evento reuniu no FIA 2025 o público 60+ e interessados no universo dessa comunidade. A palestra de nome “Legado que Construímos: Histórias de Sucesso e Desafios Superados” teve tom ameno e ilustrado com casos de sucesso e desafios superados.
O administrador José Ataíde Barreto, mestre em Ciências Políticas e ex-presidente do CRA-DF, foi o mediador do evento. Ele iniciou o evento agradecendo a presença de todos e na sequência passou a palavra para a administradora Elisabeth Gouveia.
Elisabeth contou sua trajetória pessoal e profissional. Contou que trabalhou na Caixa Econômica Federal por 32 anos e narrou como foi a transição nos primórdios do uso dos caixas eletrônicos, e a mudança de seus liderados que temiam serem substituídos pelo dispositivo.
Transferida de Ituiutaba (MG) para o DF, ela narrou como foi trabalhar na gestão de produtos e serviços e depois no setor de desenvolvimento urbano. Com inúmeras promoções chegou a ser assessora direta do presidente da Caixa Econômica na sede da empresa em Brasília.
Destacou que ter inteligência emocional foi um dos fatores mais importantes em uma época em que o mercado de trabalho era machista e o desafio de possuir um cargo de grande responsabilidade. Destacou que até mesmo emoções ruins como a raiva podem ser domadas e direcionadas para momentos de assertividade e entrega nos projetos.
Contou que atualmente trabalha com mentoria e consultoria de carreira. Segundo a administradora, sua experiência ajudou outros líderes que passam a mesma coisa que ela viveu no passado.
Ao final, Elisabeth contou a importância de sempre aprender algo novo, mesmo já tendo um passado vitorioso e de destaque. “A educação continuada me fez fazer mestrado em administração e também é o que me motiva a continuar ensinando a aprendendo todos os dias”, destacou.
Generosidade
Na sequência, o administrador Evandro Valentim falou da generosidade da administração. Destacou que o administrador pode arranjar emprego em qualquer instituição. Contou sobre a época em que atuou como funcionário da Terracap e que os presos da Papuda, presídio de Brasília (DF), atuavam nas obras de infraestrutura da cidade.
Valentim contou que o projeto que unia obras públicas e reinserção dos presos no mercado de trabalho rendou um prêmio nacional. Destacou que a conquista se deveu ao olhar diferenciado dos administradores em ver oportunidade onde outros veem como problema ou dificuldade.
Ao final o administrador Carlos Alberto Souza falou da importância de ter paixão no que faz e na união de experiência com os mais jovens para empreender grandes projetos na atualidade. “É importante ter humildade de sabermos que sabemos muita coisa, mas não sabemos tudo, e que apenas por meio da união e do esforço de ambos se consegue o sucesso almejado nas organizações”, sentenciou.
Leon Santos
Assessoria de Comunicação CFA
