Você está visualizando atualmente Estudante: saiba o que o mercado de trabalho espera de você

Estudante: saiba o que o mercado de trabalho espera de você

Não é hoje que os cursos da área de Administração são os que concentram o maior número de alunos matriculados. O mesmo número que ingressa na universidade é semelhante aos que concluem o curso e seguem para o mercado de trabalho. Com a crescente escolha, especialistas alertam pela qualidade qualitativa da graduação. Para o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, “apesar de ser a área com maior procura e maior oferta de vagas, na média, a qualidade desses cursos é baixa.

“Existem ilhas de excelência, que servem de exemplo, mas são poucas. Na média, a qualidade formativa dos egressos é preocupante e precisamos reverter isso. A formação tem que ser “generalista, sólida e que proporcione uma visão holística, analítica, crítica e integrada com as organizações”, ressalta o presidente.

 As atuações da Administração possuem habilidade e competências diversas, o que faz com que a profissão seja generalista. Neste momento, é papel fundamental do estudante, analisar os conceitos, definir a vocação e o observar o mercado. Mas não somente isso. Para a diretora de Formação Profissional do CFA, Claudia Stadtlober, outro ponto importante “é agregar valor a ele mesmo em seu processo de desenvolvimento”. 

 “É necessário que o estudante consiga alinhar aquilo que vem da teoria à prática, além do network e o relacionamento interpessoal. Ressalto, ainda, o aproveitamento do estágio como oportunidade de conhecimento e capacitação”, acrescentou.

 O que concorda o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), Inácio Guedes, que afirma que o “Estágio, para o estudante de administração é a antessala do sucesso profissional.”

 “Via de regra, quando o acadêmico encontra um estágio, ele tem a possibilidade de aprender o que deve e o que não pode fazer na sua carreira profissional. O estagiário é um profissional em formação na prática, pois as teorias apresentadas no curso, em grande parte, podem ser aplicadas na organização onde ele está atuando. É a melhor oportunidade para olhar, analisar, assimilar e propor”, completou.

Dicas de quem atua na área

O mercado de trabalho está muito além de uma empresa nos moldes que conhecemos. O estudante de Administração deve olhar o campo de atuação a partir da própria casa”, alerta o presidente do CRA-AM.

 Na busca pela valorização do acadêmico, a líder do Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC) também dá algumas dicas em relação ao diferencial do estudante no mercado de trabalho.

 “Primeiro é necessário que ele conheça as tendências do mercado. Em seguida, para se tornar um profissional de sucesso é necessário que se assuma um perfil ético, honesto, otimista, participativo, motivador e sensível a diversidade de problemas que ocorrem em uma empresa. Sempre haverá concorrência, crises econômicas, avanços e inovações no mercado de trabalho, mas eu acredito que não existe alta e baixa de profissão, para bons profissionais sempre haverá boas oportunidades”.

Assessoria de Comunicação CFA