Um levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) revela que mais de 30% das empresas de todos os setores já sentiram os impactos da pandemia de Coronavírus sobre seus negócios em março.
O que fazer quando os clientes desaparecem? Como atrair a atenção de uma pessoa em meio a milhares de distrações e oportunidades que a internet oferece? Neste tempo de pandemia de Coronavirus, o Conselho Federal de Administração (CFA) quer te ajudar a encontrar novos caminhos.
Conversamos com o administrador Kenneth Corrêa. Empresário, trabalha há 13 anos com Marketing Digital. Uma das primeiras orientações que ele dá é: se a empresa ainda não está presente na internet, comece agora. “Você deve se cadastrar no Google Meu Negócio, que é gratuito, para começar a aparecer no mapa das buscas do seu segmento de atuação; lançar um e-commerce de até 50 produtos na lojaintegrada.com.br, por exemplo; criar um site e um perfil em uma rede social”. Mas aqui, atenção, o especialista recomenda que você escolha uma só, nesse primeiro momento, e que o faça bem feito, com conteúdo relevante.
Se a empresa já marca presença em redes sociais, mas fazia investimentos em impulsionamento muito amplo, agora é hora de fazer o específico, baseado no perfil dos seus clientes que mais compram. Faça um levantamento de quem é o seu público alvo. Um caminho pode ser o Google Forms, que possibilita pesquisas on-lines gratuitas. Se já faz essa ação, mas não dá certo, “é hora de testar, investindo pouca grana, novos públicos”, explica Corrêa.
Outra alternativa é fazer uma revisão de tudo o que já foi feito anteriormente e deu certo e procura fazer novamente apenas o que você julgar que teve êxito. Mas se tudo isso parece muito difícil, a sugestão é abrir um WhatsApp corporativo para falar com seus clientes e fazer relacionamento mesmo. “Nada de tentar vender. Pergunte a eles como eles estão e, se eles te perguntarem também, diga como você está. Isso eles nunca vão esquecer e vai ajudá-los a lembrar de você”, conclui.
Assessoria de Comunicação CFA