Você está visualizando atualmente Escolha de novos conselheiros federais e regionais está marcada para outubro

Escolha de novos conselheiros federais e regionais está marcada para outubro

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizará, em outubro deste ano, as eleições do Sistema CFA/CRAs. O pleito de 2020 renovará 1/3 dos conselheiros federais e regionais. Todos os detalhes dos preparativos do sufrágio foram o tema da live realizada hoje, 6/5, com o conselheiro federal e coordenador da Comissão do Processo Eleitoral do CFA, Hércules Falcão.

A jornalista Elisa Ventura, no início da live, ressaltou que, em tempos de pandemia, as eleições serão online. Contudo, isso não é novidade para o Sistema CFA/CRAs pois, desde 2008, o pleito é realizado de via internet. Todo o sistema para a votação online passa por auditoria a fim de garantir segurança e transparência e, por isso, a autarquia tem sido referência para diversos órgãos que querem implementar esse modelo de eleições.

“Estamos, hoje, preparando a sétima eleição do Sistema CFA/CRAs por meio virtual. Por ser um sucesso, o CFA apóia outras instituições que desejam fazer o mesmo como associações, outros conselhos profissionais e até clubes esportivos”, disse Hércules.

Podem votar os profissionais de Administração registrados e que estiverem adimplentes, em pleno gozo de seus direitos e integrando o Colégio Eleitoral constituído até o dia definido no Calendário Eleitoral. E podem se candidatar os profissionais de Administração – administradores e tecnólogos – com dois anos, no mínimo, de registro profissional em CRA.

Segundo Hércules, é muito importante que todos profissionais de administração participem da eleições. “O voto, além de ser um dever do profissional da Administração é principalmente um direito democrático de escolher quem vai conduzir o seu Conselho pelos próximos anos. Por meio do voto, o profissional concretiza o exercício da soberania popular.”, explica.

Para votar é preciso, contudo, manter os dados atualizados para que o Regional forme o colégio eleitoral. É por meio desse cadastro que o CFA envia, por e-mail ou SMS, as orientações sobre as eleições. Para atualizar os dados, os profissionais de administração precisam entrar em contato com o CRA.

Durante a live, o conselheiro Hércules lembrou, ainda, que, por conta da pandemia da Covid-19, o calendário eleitoral foi ajustado. O cronograma das eleições será divulgado até o dia 30 de junho e as eleições do Sistema CFA/CRAs acontecem no dia 28 de outubro de 2020.

A live estará disponível no Instagram do CFA (http://www.instagram.com/cfaadm) por 24 horas.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA