No momento, você está visualizando Erpa Sul provoca reflexão sobre os desafios e perspectivas da educação superior em Administração

Erpa Sul provoca reflexão sobre os desafios e perspectivas da educação superior em Administração

O ensino da ciência da Administração também esteve em pauta no Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sul (Erpa Sul). Para falar do assunto, o evento trouxe o reitor da Universidade Feevale, administrador e doutor em Educação, José Paulo da Rosa, e a professora e reitora da Universidade do Vale do Taquari, Evania Schneider. O debate foi mediado pelo presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Cardozo de Abreu.

O tema do painel foi “ Educação superior em Administração: desafios e perspectivas para a formação dos profissionais”. De acordo com José Paulo, a formação começa na educação básica.

“Hoje, todos os levantamentos mostram que, na educação básica, estamos muito aquém do desejado. E isso reflete muito na educação superior”, alertou o palestrante. Ele falou um pouco da universidade do qual é reitor e destacou os desafios que, hoje, a instituição precisa superar.

Um dos pontos é a educação a distância. Segundo ele, oferecer qualidade nesse formato de ensino é a grande questão, uma vez que boa parte dos cursos que são oferecidos não são fiscalizados e colocam, no mercado, profissionais sem as competências que o mercado exige.

Para o futuro dos profissionais de Administração, o reitor alerta que esses profissionais precisam ver além: precisa ser líderes transformadores, inovadores, empreendedores e atuantes no meio digital.

Evania se deteve aos principais desafios que os coordenadores de curso, professores e reitores precisam superar. O mundo “Bani” representa o contexto atual. “Não temos como prever o que vai acontecer e a pandemia foi um exemplo disso. No Rio Grande do Sul, tivemos o desastre climático. As organizações e os profissionais precisam lidar com essas questões o tempo todo”, disse.

Nesse contexto, faz-se necessário colocar-se no lugar do outro. Mas, outro desafio, que também se apresenta como uma grande oportunidade refere-se ao mundo digital. “Temos mais dados para fazer análise críticas das situações. Quando alguém me diz que não precisa estudar mais, formalmente. A transformação trouxe acesso a informação. Mas isso não significa que ela trouxe a incorporação do conhecimento, coisa que só desenvolvemos em sala de aula, fazendo análises críticas para ter o melhor aproveitamento”, pontuou Evania.

E o futuro e perspectivas? “Hoje precisamos de uma formação mais personalizada, trazendo para sala de aula casos reais. Não trabalhamos com disciplinas, mas sim com seminários, onde trabalhamos os pontos teóricos. Nos ateliês, é a parte prática e a oportunidade que o aluno tem de conviver com situações e profissionais de outras áreas, que vão ajudá-lo a construir habilidades”, contou a reitora, citando a realidade que é a adotada na Universidade do Vale do Taquari.


O Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Sul (Erpa Sul) é promovido pelos Conselhos Regionais de Administração de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA). O evento, cujo tema é “60 anos de Administração no Brasil: Conquistas, Desafios e o Futuro da Administração”, reúne, em Florianópolis-SC, profissionais de administração, estudantes e gestores para discutir e pensar o futuro da profissão. 



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA