Você está visualizando atualmente Erpa Centro-Oeste 2024: solenidade abertura reúne grande público no auditório da FIEMT

Erpa Centro-Oeste 2024: solenidade abertura reúne grande público no auditório da FIEMT

Começou, em grande estilo, o Encontro Regional de Administração da Região Centro-Oeste 2024 (Erpa Centro-Oeste). A programação do evento teve início com o painel das mulheres do agro e a solenidade oficial de abertura do Encontro aconteceu na noite desta terça-feira, 16/4.

O Encontro acontece em Cuiabá, Mato Grosso, e é promovido pelo pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pelos Conselhos Regionais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A abertura lotou o auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).

Estavam presentes profissionais e estudantes de administração, presidentes e conselheiros do Sistema CFA/CRAs, gestores públicos, profissionais do agronegócios,  autoridades e lideranças do Mato Grosso. A mesa da solenidade foi composta pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; pelo vice-presidente do CRA-MT, Adm. Luis César Simões de Arruda; pela superintendente da FIEMT, Fernanda Campos; pelo ex-presidente e conselheiro consultivo do CRA-MT; Adm. Hélio Tito; senhora Maria que, na ocasião, esteve representando o presidente da Associação Comercial, Jonas Alves; o conselheiro federal do CFA por Goiás e membro da CGP/CFA, Adm. Tiago Stival; pelo diretor administrativo do CRA-MT, Adm. Lécio Monteiro; e pelo ex-senador, Adm. Mauro Carvalho.

Antes de darem início aos pronunciamentos, o público conferiu a apresentação cultural do “Flor Ribeirinha”, grupo que trabalha há mais de 24 anos no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular, sobretudo o Siriri e Cururu, bem como com outras formas de expressão da cultura regional em todo o Estado de Mato Grosso. A musicista Fernanda Pavan também esteve na solenidade e deu show de simpatia e talento com seu inseparável violino.

Discursos

Para o vice-presidente do CRA-MT, realizar o Erpa é uma grande satisfação. Ele agradeceu o apoio do CFA e dos regionais parceiros do Encontro. “Quero exaltar essa iniciativa, que nos possibilita conhecer diversas culturas e realidades. Usufruam desses momentos, pois vamos discutir um tema de grande relevância. Os administradores estão galgando espaço na gestão do agro”, disse.

Leonardo também deu boas-vindas ao público e lembrou que a ideia de promover os Encontros Regionais foi do vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo. Leonardo mencionou, ainda, os números da Administração: no estado de Mato Grosso são mais de 7 mil profissionais de administração registrados.

Contudo, Leonardo reforçou que esse número podem melhorar a partir do momento em que o Sistema CFA/CRAs garantir as prerrogativas dos profissionais de Administração e garantir a eles espaço no mercado de trabalho. “Trabalho este que já vem sendo feito”, explicou.

A administradora Fernanda afirmou que o Erpa é um evento importante, pois contribui para o avanço da profissão. “Sou muito feliz com essa profissão e com a conexão que o Sistema FIEMT tem com essa profissão”, comentou. Na sua fala, ela disse que Mato Grosso conserva 62% do seu bioma. “É importante também ressaltar a importância dos profissionais de administração nesse cenário, que é enfrentar os desafios complexos e que o futuro do agronegócio e da agroindústria sustentável apresentam”, defendeu.                                                                                                                     

Entrega do Prêmio CFA Guerreiro Ramos

Na sequência, houve a entrega do Prêmio CFA Guerreiro Ramos, edição 2023. A premiação concedida pelo CFA visa promover o trabalho profissional e científico dos profissionais de Administração. O segundo lugar na categoria “Pesquisa Científica” foi para uma dupla de estudantes de Mato Grosso: Estefani Rayna Alves Oliveira Souza (autora) e Fábio Ricardo Mendes (co-autor). Ambos são alunos do curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia SENAI-MT.

O trabalho inscrito pela dupla abordou a relação das parcerias público privadas no Mato Grosso, na  a efetivação  da obra de infraestrutura na Rodovia MT-140. Além de certificado e troféu, os estudantes receberam premiação em dinheiro.

Palestra Magna

A noite de abertura do Erpa Centro-Oeste foi encerrada com a palestra magna proferida pelo administrador e senador, Mauro Carvalho Júnior. Na oportunidade, ele falou sobre a sua trajetória na profissão que, segundo ele, pode inspirar os futuros profissionais de Administração. 

Mauro fez outros cursos de graduação, mas ele se encontrou mesmo foi na Administração.  Natural de Bauru-SP, ele se mudou para Mato Grosso aos 21 anos para ser traine da Coca-Cola. “Assumi essa missão com muito orgulho”, relembra.

Porém, infelizmente, ainda é surpreendente o número de pessoas que se formam e não conseguem ter sucesso na carreira. “Então, o que faz a diferença dessa pessoas que obtém sucessos? O que faz diferença é a determinação, é a vontade, é a garra, é aquele. Aquele ímpeto interno de você entregar mais resultados do que os seus pares. É isso que faz a diferença em todos nós como profissionais da administração”, justificou.

A trajetória nessa fábrica de refrigerante durou bastante tempo e Mauro teve oportunidade de alcançar inúmeras funções e cargos. Depois, ele resolveu empreender no ramo de bebidas e tornou-se um grande distribuidor de uma marca de cerveja e, devido ao seu desempenho, ele ganhou o reconhecimento da Ambev por meio de uma honraria. 

Para ele, a administração fez toda a diferença na vida dele. “Como administrador,  tive oportunidade de montar uma equipe, um time comprometido, formado por muitos administradores,  que ajudam a criar um ambiente colaborativo e dinâmico “, destacou. 

Alguns anos depois, o administrador entrou para a vida pública. Começou no estado de Mato Grosso e chegou ao Senado Federal, onde foi protagonista de um projeto de lei que promove a inclusão de aposentados.

O Erpa Centro-Oeste continua nesta quarta-feira, 17 de abril. Acompanhe toda a programação pelo CFAplay.


Ana Graciele Gonçalves 

Assessoria de Comunicação CFA