Você está visualizando atualmente Setor hospitalar e a saúde pública brasileira

Setor hospitalar e a saúde pública brasileira

Entrevistado especial da RBA 144, Tiago Fortes é administrador, com experiência em gestão hospitalar e trabalha em rede hospitalar do Maranhão

Na primeira parte da entrevista, ele falou sobre sua trajetória profissional que incluem desde experiências em outros segmentos a migração para outros estados brasileiros. Leia, abaixo, a continuação da entrevista.

Você é um gestor que atua na área hospitalar. Qual análise você faz da saúde pública brasileira (instituições), nos últimos dois anos, desde quando surgiu a pandemia até agora? No geral, houve uma boa gestão pública da Saúde?
Tivemos um momento diferente e muito difícil para todos no mundo: uma doença que ninguém conhecia e que íamos descobrindo como agir à medida que o tempo ia passando. Neste sentido, avaliar se as gestões públicas fizeram uma boa gestão é relativo, pois era tudo novo, e acredito que todos tentaram fazer o melhor na percepção de cada um.

Quais são as áreas da administração que merecem mais atenção como aquelas que terão mais protagonismo nos próximos anos e em especial no pós-pandemia?
A administração financeira será um desafio devido aos aumentos dos custos e diminuição das margens de lucro, a administração hospitalar ainda terá um protagonismo, necessitando criatividade e resiliência para enfrentar as dificuldades. A administração hospitalar tende a ter dificuldades no futuro, em razão do risco do surgimento das novas variantes da covid-19 e de outras pandemias que porventura possam vir.

Sua carreira foi bastante pautada na gestão hospitalar. Quais avanços e novidades têm surgido nessa área e como está o setor de saúde no seu estado de moradia, o Maranhão? O que poderia ser mudado ou incorporado no segmento da saúde em termos de inovação?
Atualmente, os hospitais evoluíram muito em qualidade e segurança do paciente. No estado do Maranhão não tem sido diferente, pois os grandes grupos têm adquirido e qualificado muito os hospitais, com implantação de protocolos nacionais de atendimento. Dessa forma, você terá um atendimento igual em todos os hospitais dessas redes, mesmo não estando nos grandes centros.
A cada ano que passa surgem novos equipamentos para diagnóstico e tratamento dos pacientes. Especificamente no estado do Maranhão, a evolução tecnológica e o desenvolvimento das equipes cresceram muito nos últimos anos, principalmente com hospitais acreditados internacionalmente.

Por Leon Santos – Assessoria de Comunicação CFA