Você está visualizando atualmente Encontro foi idealizado pelo Sindicato de Administradores do Maranhão

Encontro foi idealizado pelo Sindicato de Administradores do Maranhão

O diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Fábio Macêdo, foi um dos convidados do 1° Encontro Maranhense de Gestão Pública, o EMGP, realizado na última semana com o objetivo de profissionalizar os trabalhos realizados na área. 

O administrador foi responsável pela palestra magna. “Falei sobre Administração e Gestão como mecanismos de transformação das organizações, das figuras políticas e técnicas, dos poderes constituídos de Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário”, disse Macedo. 

Na palestra, foram abordados ainda a criação do valor público ou lucro social, a importância de se criar um Plano Estratégico de Nação, apropriando-se das ferramentas da Administração, como 5W2H, matriz de prioridades, Análise de Swot e causa e efeito. 

“Ressaltei, ainda, a relevância dos instrumentos legais existentes, como Planos de Governo (PG), Planos Plurianuais (PPA), Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), que precisam ter acompanhamento, mensuração e efetividade de resultados”, explicou o diretor. 

Antes de encerrar, Macêdo discorreu sobre a ferramenta desenvolvida pelo CFA para contribuir com a Gestão Pública, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), que funciona a partir de três esferas (Finanças, Gestão e Desempenho), 12 indicadores e 30 variáveis.

EMGP

A iniciativa foi do Sindicato de Administradores do Maranhão, Sinadma, e contou com o apoio dos Conselhos Federal de Administração (CFA) e Regional de Administração do Maranhão (CRA-MA).

A mediação ficou a cargo do presidente do Sinadma, Alex Barros. Na abertura do evento, o  administrador deu as boas vindas aos participantes e depois passou a palavra ao presidente do CRA-MA, Jaylson Mendonça. Também administrador, ele falou sobre a profissão e os desafios apresentados ao CRA. 

Já o administrador Ricardo Dinis, que foi vereador por dois mandatos em São Luís e que atualmente exerce o cargo de secretário de Esporte e Lazer, foi um dos palestrantes. Com o tema Gestão Pública, ele discorreu sobre suas experiências na política e comentou a importância dos cidadãos no processo de administração de um município. 

Elisa Ventura 

Assessoria de Comunicação CFA