A segunda palestra do auditório 2 do Enbra tratou sobre o tema “As Profissionais de Administração Pós COP na Amazônia: Oportunidade de Carreira”. A primeira palestra foi da publicitária Núbia Lentz, fundadora e CEO da ESG Insight & Solutions.
A CEO começou falando sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU concentrando-se na ODS 5: ‘igualdade de gênero’. A painelista falou sobre acabar com todas formas de discriminação contra mulheres e meninas em todos os lugares.
Citou ainda a necessidade de reconhecer e valorizar o trabalho doméstico e de cuidado não remunerado, com políticas de proteção social e compartilhamento de responsabilidades. Falou sobre garantir a participação plena e efetiva das mulheres na política e nos espaços de decisão, em igualdade com os homens.
“É triste a gente ouvir que em campanha política as mulheres só estão lá para preencher as cotas de partido. Essas coisas não são normais e não podemos aceitar e nem conviver com isso”, disse.
Na sequência, Núbia falou sobre o que é COP-30, que acontecerá em Belém-PA no final de 2025. Disse que o evento coloca a Amazônia no centro do debate global sobre mudanças climáticas, sustentabilidade e financiamento para manter o planejamento em equilíbrio.
A realização da COP-30 em Belém catalisou discussões e iniciativas em toda parte: governo, empresas e sociedade civil. Há um novo ambiente de negócios se formando na Amazônia e no Brasil, mais voltado à sustentabilidade.
Espaço estratégico
Segundo Núbia, a COP-30 será um grande fórum de inovação e parcerias, e quem estiver preparado poderá aproveitar a vitrine mundial para lançar projetos de economia verde e ESG. “Isso significa que o período pré e pós COP-30 traz um impulso extra para investimentos sustentáveis. Setores como bioeconomia e recursos renováveis e infraestrutura estarão no centro das atenções abrindo espaço para novos negócios e alianças estratégicas”, disse.
Em seguida, a administradora Poliana Bentes contou sua trajetória de vida em Oriximiná-PA, desde sua relação com a mineração, principal vocação de sua cidade, até área de administração onde atua hoje. Atualmente ela é CEO da Bentes Consultoria e contou que iniciou sua empresa, ao ser procurada para ser interlocutora de empresas de fora da região Norte e do Brasil junto a produtores brasileiros.
“Nós como profissionais temos que olhar esse mercado e ter essa noção de proposito. Esse mercado me cabe, eu consigo atender essa demanda?”, questionou a plateia.
Poliana também afirmou que cerca de 60 % da biodiversidade do Brasil está na Amazônia. Então, incentivou os presentes a encontrar soluções práticas para aproveitar o olhar internacional sobre sustentabilidade para encontrar oportunidades de negócios.
“Vamos esperar os outros de fora ensinar-nos o que temos que fazer? Devemos colocar mão na massa e buscar soluções para nossa agenda e para nossa realidade”, conclamou.
Também participou do evento a administradora Elizabete Grunvald, com mediação da administradora Iris Negrão, conselheira do CRA-PA.

